Jornal: STJ marca julgamento do título brasileiro de 1987 para 3 de abril

  • Por Jovem Pan
  • 29/03/2014 11h43
zico_240910

O futebol brasileiro é marcado por inúmeras grandes polêmicas. Uma das maiores é o título brasileiro de 1987, que acabou divido por Flamengo e Sport e segue sendo motivo de batalha judicial entre os dois clubes. Segundo a colona “De prima” do jornal O Lance! deste sábado (29), o Supremo Tribunal Judiciário marcou o próximo julgamento desse imbróglio para o dia 3 de abril. De acordo com a publicação, por meio de uma videoconferência, cinco ministros vão avaliar o caso. Independentemente da decisão jurídica tomada, ainda caberá recurso ao perdedor.

Com a crise da CBF em meados da década de 80, foram disputados dois torneios nacionais diferente no mesmo ano. O Sport venceu o chamado Módulo Amarelo (organizado pela própria entidade) e o Flamengo se sagrou campeão do Módulo Verde (disputa organizada pelos próprios clubes). A entidade propôs então que se disputasse um quadrangular entre o campeão e o vice dos dois torneios para que assim, enfim, se decidisse o grande campeão nacional do ano. O clube carioca não topou e o Internacional (segundo colocado) não toparam.

Assim, o Sport definiu com o Guarani (segundo colocado do Módulo Amarelo) o título e levou a melhor em duas partidas. Até 2011, a CBF considerava apenas o Guarani como campeão daquele ano. Naquele ano, o clube carioca se reuniu com a entidade, que acabou por reconhecer o Flamengo como campeão nacional, dividindo a conquista com a instituição pernambucana.