Julgamento de Pistorius gera mais atenção midiática que a Copa do Mundo

  • Por EFE
  • 11/03/2014 12h43

Outra vizinha de Oscar Pistorius (foto) disse ter ouvido discussão na noite do crime

Oscar Pistorius participa de julgamento

O julgamento do atleta paralímpico Oscar Pistorius pelo suposto assassinato de sua namorada, a modelo Reeva Steenkamp, atraiu mais atenção midiática que os preparativos para a Copa do Mundo, publicou nesta terça-feira o grupo de acompanhamento de veículos de imprensa Data Driven Insight (DDI).

“Incrivelmente, (o interesse pelo) julgamento de Oscar (Pistorius) é maior na imprensa de todo o mundo que o pela Copa do Mundo da Fifa de 2014”, disse a porta-voz do DDI, Tonya Khoury, citada pela agência sul-africana de notícias Sapa.

Khoury destacou a importância das redes sociais na cobertura do processo, que começou em 3 de março no Tribunal Superior de Pretória e está sendo transmitido ao vivo pela emissora sul-africana de notícias “eNCA”.

Segundo a fonte, nas últimas 24 horas foram publicados nos veículos de comunicação e nas redes sociais mais de 100 mil notícias sobre o caso Pistorius.

A informação sobre o fato de Pistorius ter vomitado ontem durante o depoimento do legista Gert Saayman, que descreveu os ferimentos que mataram Steenkamp, apareceu em cerca de 2.300 notas informativas.

“Em nove dias, a imprensa superou a marca de 750 mil” informações sobre o processo, acrescentou Khoury, referindo-se aos dias de julgamento corridos até o momento.

“Vimos crescer o interesse dos veículos de imprensa, do espetacular número de 8.800 artigos em uma hora do primeiro dia aos 9.200 das três da tarde da sexta-feira” passado, afirmou a representante do DDI.

“Parece que, apesar das críticas, a cobertura da mídia cresce”, acrescentou a porta-voz de DDI.

Os dados da empresa foram extraídos de uma amostra de 6,2 milhões de plataformas midiáticas, que incluem blogs, foruns, redes sociais e comentários, além de 60 mil periódicos internacionais na internet, 2 mil publicações impressas sul-africanas e 66 rádios e televisões.

“Nada pode distrair a atenção dos veículos de imprensa sobre Oscar”, ressaltou Khoury sobre o enorme interesse da imprensa sul-africana e internacional no julgamento, ao que uma plataforma de televisão do país austral dedicou um canal especial de televisão.

O corpo de Reeva Steenkamp apareceu com vários tiros na casa de Pistorius de Pretória em 14 de fevereiro do ano passado.