Justiça dos EUA abre investigação para analisar contrato entre CBF e Nike

  • Por Lancepress
  • 18/07/2015 17h23
Reprodução Prédio da CBF foi batizado com o nome do ex-presidente José Maria Marin

A justiça norte-americana segue com a operação, iniciada pelo FBI em maio deste ano, que investiga atos de corrupção e descumprimento de leis pela Fifa e outras federações de futebol. Neste sábado, foi a vez da Nike, uma das maiores fornecedoras de material esportivo do mundo e que tem contrato com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) desde 1996, entrar na mira dos EUA.

O inquérito, cujo objeto de investigação é justamente o contrato firmado entre a gigante americana e a CBF em 1996, quer avaliar se houve alguma irregularidade nos R$ 160 milhões negociados, além de possíveis subornos. 

A investigação está sendo realizada pela SEC (Securities and Exchange Commission), órgão regulador do mercado de capitais dos Estados Unidos. Além da Nike, outras empresas (não divulgadas) que mantiveram alguma ligação com a Fifa ou com federações de futebol filiadas à entidade suíça também serão investigadas.

O foco da investigação é identificar se leis federais dos Estados Unidos foram descumpridas. Em comunicado, a Nike garantiu que está “comprometida em cooperar com qualquer investigação do governo sobre o assunto Fifa”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.