LeBron é discreto em reencontro, mas ajuda Cavaliers a vencer Heat no Rio

  • Por EFE
  • 11/10/2014 22h05
EFE Lebron James vai bem e Cavaliers batem Heat em partida realizada no Rio de Janeiro

Em seu aguardado primeiro encontro com o Miami Heat desde que trocou o time por sua primeira equipe na NBA, LeBron James teve atuação discreta e ficou menos tempo em quadra do que de hábito, mas ajudou o Cleveland Cavaliers a o time da Flórida por 122 a 119 na prorrogação neste sábado, no segundo jogo realizado pela liga americana de basquete no Brasil, válido pela pré-temporada.

LeBron teve uma noite atípica. Viveu um dia de garçom, com mais assistencias do que pontos (oito e sete, respectivamente) nos 20 minutos em que jogou na HSBC Arena, no Rio de Janeiro. Acabou ofuscado no placar por outros cinco companheiros de equipe em pontuação. Entre eles, o anfitrião Anderson Varejão.

O cestinha dos Cavs foi o recém-contratado Kevin Love, com 25 pontos e sete rebotes. Tristan Thompson também se destacou (18 pontos e nove rebotes), assim como Dion Waiters (16 pontos e três assistências). Pelo Miami, o principal pontuador foi Chris Bosh, com 19 – ele ainda pegou oito rebotes. James Ennis e Shabazz Napier saíram do banco e fizeram 17 e 16 pontos, respectivamente.

Anderson Varejão foi ovacionado pela torcida desde o momento em que entrou em quadra. Quando teve o nome anunciado pelo sistema de som, o ginásio quase veio abaixo, tornando inevitáveis as comparações com a recepção a Nenê no primeiro jogo da NBA no Rio, no ano passado. Na ocasião, o pivô do Washington Wizards foi hostilizado a cada vez em que tocou na bola no duelo com o Chicago Bulls – os torcedores não perdoaram suas ausências em campeonatos pela seleção.

Mas hoje, o carismático Varejão não só recebeu o apoio maciço das arquibancadas, como retribuiu com belas jogadas, 14 pontos (acertando sete de dez arremessos) e três rebotes em 19 minutos. E se divertiu jogando, como havia prometido ao microfone para os torcedores antes do confronto.

Mas o centro das atenções mesmo era LeBron e seu reencontro com o Heat. E rever uma ex (ainda que uma equipe) após um relacionamento de ótimos momentos parece ter mexido com o astro, que esteve irreconhecível, talvez nervoso, errando quase tudo que tentou. Seu espetáculo solo limitou-se a uma enterrada no primeiro quarto. Assumiu então o papel de armador que era, no papel, de Matthew Dellavedova, e cumpriu relativamente bem a missão no pouco tempo em que atuou.

Do outro lado, estava o novo “par” do Miami como ala, Luol Deng, com a difícil missão de fazer a franquia esquecer o amor que se foi. Hoje, foi quase tão discreto quanto LeBron, com oito pontos, três rebotes e duas assistências.

No primeiro quarto, o Cleveland se impôs e deu a entender que não encontraria muita resistência no resto do jogo. Apesar de LeBron não se encontrar em quadra, Varejão e Love ditavam o ritmo ofensivo e ajudaram o time de Ohio a terminar a parcial vencendo por 27 a 21.

Com Waiters inspirado, o Cleveland conseguia encontrar espaços na defesa do Miami, e a impressão de que venceria de forma fácil aumentou no segundo quarto, que terminou com o time de Varejão na frente por 59 a 44.

Depois do intervalo, com os dois técnicos colocando muitos reservas, o panorama começou a mudar. O Heat chegou ao último quarto com dez pontos atrás, mas Shabazz Napier e James Ennis, com as mãos calibradas, o fizeram encostar no placar e levaram o duelo para a prorrogação – 105 a 105.

No fim do tempo extra, após o placar chegar a 120 a 119 a favor do Cleveland, Joe Harris, outro reserva, acertou dois lances livres e selou o resultado final. Napier ainda tentou roubar a cena e levar o jogo para mais uma prorrogação com um chute de três, mas a bola bateu no aro.

Ficha técnica:

Cleveland Cavaliers – Começaram: Matthew Dellavedova, Dion Waiters, LeBron James, Kevin Love e Anderson Varejão. Entraram: Tristan Thompson, Mike Miller, Shawn Marion, A. J. Price, Joe Harris, Lou Amundson, James Jones, Shane Edwards, Chris Crawford e Stephen Holt. Técnico: David Blatt.

Miami Heat – Começaram: Dwyane Wade, Norris Cole, Luol Deng, Udonis Haslem e Chris Bosh. Entraram: Shawne Williams, Mario Chalmers, Shannon Brown, Danny Granger, Chris Andersen, James Ennis, Khern Birch, Andre Dawkins, Shawn Jones e Shabazz Napier. Técnico: Erik Spoelstra.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.