Lenda belga do automobilismo admite que sonhava em ser jardineiro
O belga Jacky Ickx, vice-campeão mundial de Fórmula 1 em 1969 e 1970, revelou neste sábado, na abertura de exposição em sua homenagem, que quando era mais jovem não imaginava em se tornar piloto.
“Queria ser jardineiro até que me ofereceram dirigir um carro. Me deram essa chance e o fiz bem”, garantiu Ickx.
O ex-piloto e o ex-ciclista Eddy Meckx estão sendo homenageados em Bruxelas, na Bélgica, com uma exposição que está sendo inaugurada hoje. Troféus, fotos, vídeos, objetos, documentos, carros, bicicletas, entre outros itens fazem parte da mostra.
Além de duas vezes vice-campeão mundial na F-1, Ickx foi seis vezes campeão das 24 Horas de Le Mans e ainda venceu uma vez o rali Paris-Dacar.
“O sucesso é questão de forte. É estar no lugar certo, na hora certa”, admitiu, com alta dose de modéstia, o belga, que completará 70 anos no próximo ano.
Questionado sobre o segredo de ter sucesso em uma competição tão equilibrada como a Fórmula 1, Ickx garantiu que não há muitos mistérios.
“Ser rápido, não sair da pista e saber que se não cometer nenhum erro, subirá no pódio”, afirmou.
Jacky Ickx correu na F-1 durante 13 anos, para as equipes Cooper, Ferrari, Brabham, Mclaren, Williams, Lotus, Wolf, Ensign e Ligier. Ao todo, o ex-piloto disputou 122 provas, venceu oito, subiu 25 vezes no pódio e conquistou 13 poles.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.