Lenda do skate, Bob Burniquist faz 39 anos e ainda é referência; veja seguidores

  • Por Jovem Pan
  • 10/10/2015 14h39
Atleta com maior número de medalhas em X-Games

Lenda do esporte brasileiro, Bob Burnquist completa 39 anos neste sábado (10). Um dos primeiros skatistas brasileiros a conquistar sucesso internacional, o carioca, criado em São Paulo, se tornou um ícone não só no Brasil, mas no mundo.

Com 29 medalhas, Bob é o maior medalhista da história dos X-Games e se tornou uma referência para skatistas em todo o planeta. Burnquist abriu caminho para uma nova era no esporte ao desenhar e construir em sua casa uma mega rampa, que anos mais tarde se tornaria uma das mais populares provas nos executar o giro de 900 em uma mega rampa.

O aniversariante do dia ainda marcou época no mundo virtual. Bob se tornou uma dos principais personagens dos jogos de videogame do colega skatista Tony Hawk. Burniquist e Hawk são considerados por muitos os maiores skatistas da história. Há quem se divida entre qual foi melhor, mas fato é que, assim como Tany Hawk, Bob marcou uma época e se tornou referência e abriu caminho para que muitos outros skatistas promissores fizessem sucesso nesse esporte tão popular.

Karen Jonz: a santista de 30 anos, tetra campeã mundial fez parte da geração de skatistas que brilharam logo após o grande sucesso de Bob Burnquist.

Jake Brown: o skatista australiano de 41 anos é até mais velho que Bob, mas foi graças ao brasileiro que Brown se tornou um dos grandes especialistas da mega rampa no mundo.

Rony Gomes: outro paulista que hoje brilha no skate mundial, Rony Gomes, de 23 anos, inclusive já competiu diversas vezes com Bob na mega rampa e não esconde sua admiração pelo veterano brasileiro.

Sandro Dias: o Mineirinho é, junto de Bob, um dos maiores skatistas da história do país. Mineirinho é até mais velho que Burnquist, mas é mais um skatista que ganhou sucesso logo após Burnquist abrir caminho.

Edgard Pereira: apesar do apelido, Vovô, Edgard Pereira é mais novo que Bob e é mais exemplo de skatista brasileiro que ganhou sucesso mundial após Burnquist desbravar esse território. Vovô é mais um brasileiro que já deu muito trabalho para Bob na mega rampa.

Tom Schaar: nascido em 1999, o jovem americano, hoje com 16 anos, é mais uma “cria” da mega rampa de Bob Burnquist. Em 2012, então com 12 anos de idade, Schaar se tornou o primeiro atleta a executar a manobra 1080 graus.