Lendas da NBA participam de treino com jovens promessas do basquete de Cuba

  • Por Agencia EFE
  • 24/04/2015 04h32

Havana, 23 abr (EFE).- A NBA iniciou nesta quinta-feira (data local) em Cuba um acampamento para jovens promessas do basquete do país, com a participação de lendas como o ex-jogador Dikembe Mutombo, que considerou a viagem “histórica” e uma ponte para o desenvolvimento da modalidade na ilha.

Trata-se da primeira delegação de atletas americanos que chega a Cuba desde o início da reaproximação diplomática entre os dois países em dezembro do ano passado.

Mutombo, de origem congolesa e que jogou durante 18 temporadas na NBA, disse que os atletas não chegam à ilha “como políticos, mas como jogadores que buscam uma cultura de intercâmbio”.

Além disso, o lendário pivô expressou seu desejo de fazer em Cuba o mesmo trabalho que já realizado em outros países para o desenvolvimento de jovens no basquete.

“Ensina respeito, disciplina, parceira para trabalhar em equipe e os ajuda a crescer. O esporte não tem fronteiras”, disse Mutombo, indicado para o Hall da Fama neste ano e vencedor de quatro títulos de melhor jogador defensivo da temporada enquanto atuou na liga americana profissional de basquete.

Também participaram hoje da atividade realizada na Universidade das Ciências da Cultura Física e Esporte Manuel Fajardo, em Havana, o ex-jogador canadense Steve Nash, duas vezes MVP da temporada regular da NBA, e a portuguesa Ticha Penicheiro, líder em assistências em sete temporadas da WNBA.

Nash, que se aposentou nesta temporada após passagem pelo Los Angeles Lakers, disse que chegou a hora de Cuba “ter muito mais ajuda para continuar crescendo”.

O diretor-regional da Federação Internacional de Basquete (Fiba), Alberto García, desejou que este seja o “salto inicial para um projeto de futuro no país”.

A delegação esportiva americana, que realizará oficinas técnicas em Havana até domingo, também conta com a presença dos técnicos Quin Sneyder, do Utah Jazz, James Borrego, do Orlando Magic, e do diretor da Academia de Basquete das Américas, Victor Ojeda. EFE

rmo/lvl

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.