León inicia luta de 180 minutos para ser o 1º “campeão único” no México

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2014 17h15
  • BlueSky

Cidade do México, 14 mai (EFE).- Atual campeão do Torneio Apertura, o León receberá o Pachuca nesta quinta-feira no jogo de ida da final do Clausura, na qual terá a chance de ser o primeiro campeão dos dois torneios do país em uma só temporada.

A disputa começará no Nou Camp, na cidade de León, e terminará no próximo domingo no Nuevo Hidalgo, em Pachuca. Em caso de empate na soma dos placares dos dois jogos, haverá disputa de prorrogação e, se necessário de pênaltis, sem que seja levado em conta o número de gols como visitante.

Desde 1996, quando a primeira divisão do futebol mexicano passou a ser dividida em dois campeonatos – incialmente chamados de Torneios de Inverno e de Verão, e a partir de 2002 de Apertura e Clausura – nenhuma equipe conseguiu conquistar o campeonato em sua totalidade. O Pumas, em 2004, venceu as duas competições, mas não pertenciam à mesma temporada.

Um aspecto curioso nesta decisão é o fato de os finalistas terem vínculos fora dos gramados, pois pertencem ao grupo Pachuca, comandado por Jesus Martínez Patiño e no qual o empresário Carlos Slim, segundo homem mais rico do mundo de acordo com a revista “Forbes”, tem uma participação de 30%.

As duas equipes têm uma longa história no campeonato mexicano. O León, que neste ano ganhou destaque no Brasil por eliminar o Flamengo na fase de grupos da Taça Libertadores, possui seis títulos nacionais, obtidos nas temporadas 1947/1948, 1948/1949, 1951/1952, 1955/1956, 1991/1992 e o Apertura de 2013. Já o Pachuca busca sua sexta taça depois de ter ganhado os torneios Inverno de 1999 e 2001, o Apertura de 2003 e os Clausuras de 2006 e 2007.

Para aumentar a expectativa pelo duelo, os clubes têm elencos de alto nível, sendo que o León se destaca por contar com o experiente zagueiro Rafael Márquez, e os meias Carlos Peña, Luis Montes e José Juan Vázquez, convocados para disputar a Copa do Mundo com a seleção do México.

O Pachuca terá um ataque liderado pelo atacante Enner Valencia, artilheiro da temporada com 16 gols, quatro deles nas quartas de final e semifinal, e uma defesa comandada pelo goleiro Óscar Pérez, que tem duas participações em Copas do Mundo no currículo.

Os dois finalistas sofreram para ficar entre os oito primeiros na fase de classificação. O Pachuca se garantiu a vaga graças à uma virada histórica sobre o Querétaro por 4 a 3, marcando os quatro gols nos últimos 16 minutos de jogo, e o León, que vinha dando prioridade à Libertadores, na qual caiu nas oitavas, ficou na oitava posição devido a uma combinação de resultados na última rodada.

Na fase mata-mata, o Léon eliminou o líder Cruz Azul e, depois, o segundo colocado Toluca. Enquanto isso, o Pachuca, que ficou na sexta posição, eliminou ao Pumas, terceiro colocado, e o Santos Laguna, quarto. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.