Líder pela primeira vez, Chape tem mantra contra empolgação: “é circunstancial!”
Chapecoense assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro após vitória por 2 a 0 sobre o Avaí
Chapecoense assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro após vitória por 2 a 0 sobre o AvaíCircunstancial. Circunstancial. Circunstancial. Desde segunda-feira, dia em que a Chapecoense assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro, o adjetivo que qualifica aquilo que é eventual ou relativo é o termo mais repetido nos corredores da Arena Condá. A equipe catarinense, definitivamente, não quer se deixar levar pela empolgação instaurada depois da vitória por 2 a 0 sobre o Avaí, em Chapecó – resultado este que colocou o time alviverde na ponta da Série A pela primeira vez na história.
“Essa é uma liderança circunstancial. E eu tenho me preocupado em repetir isso, quase como um mantra. É fruto de trabalho, de boas performances, mas ainda tem muita coisa pela frente“, afirmou o diretor-executivo de futebol da Chapecoense, Rui Costa, em entrevista exclusiva a Flavio Prado que vai ao ar no próximo fim de semana, na Rádio Jovem Pan.
A declaração dá o tom da blindagem à que foi submetido o clube alviverde nos últimos dias. Jogadores, comissão técnica e diretoria não entraram na onda de otimismo dos torcedores e estão com os pés fincados no chão. O grupo sabe que, após três rodadas, a posição na tabela nem sempre diz muita coisa – no ano passado, por exemplo, o líder à esta altura do campeonato era o Santa Cruz, rebaixado meses depois na penúltima colocação.
“O Campeonato Brasileiro premia a regularidade e, por isso, temos de ser regulares. Se a gente conseguir ficar pontuando, na liderança, será extraordinário. Mas o caminho é muito longo. Queremos apenas chegar à reta final do campeonato brigando por posições de destaque“, avisou Rui Costa, mais cauteloso do que nunca.
A alegria pelo bom início de Brasileiro, no entanto, existe. E beira à incredulidade – já que, há menos de sete meses, praticamente todos os profissionais da Chapecoense morreram no acidente aéreo de Medellín.
“Se eu te dissesse que estava no nosso planejamento ser líder do Campeonato Brasileiro, por mais circunstancial que isto seja, eu estaria mentindo. Mas posso te dizer que estávamos nos preparando para ter uma grande temporada e continuar em crescimento, apesar de tudo o que aconteceu no fim do ano passado”, garantiu Rui Costa.
Some à liderança do Campeonato Brasileiro o título do Campeonato Catarinense e o bom desempenho na Copa Libertadores – afetado por problemas burocráticos. O resultado é a consistente, mas consciente, Chapecoense, que defende a primeira colocação do Nacional no próximo domingo, às 19h (de Brasília). O desafio será contra o Cruzeiro, no Mineirão. Independente do placar, a certeza é de que a posição ao fim da rodada será circunstancial.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.