Lorenzo sobra na Catalunha, vence a 4ª na temporada e cola em Rossi
Barcelona (Espanha), 14 jun (EFE).- O espanhol Jorge Lorenzo, da Yamaha, confirmou a fase espetacular, venceu neste domingo o Grande Prêmio da Catalunha de MotoGP, subindo pela quarta vez consecutiva ao topo do pódio e ainda reduziu para um ponto a vantagem do líder da temporada, seu companheiro de equipe, o italiano Valentino Rossi.
O piloto da moto número 99 não teve dificuldades para levar a melhor no circuito de Montmeló, já que logo no começo da prova, deixou para trás as Suzuki dos compatriotas Aleix Espargaró e Maverick Viñales, e ainda contou com queda de outro espanhol, o bicampeão Marc Márquez, da Honda, que chegou a ameaçá-lo.
Ao cruzar na frente no GP da Catalunha, o que já havia feito em seu país de origem, no circuito de Jerez de la Frontera, e também na França e Itália, Lorenzo chegou aos 137 pontos na tabela de classificação, ficando a um de Rossi.
O piloto italiano, teve dia de escudeiro, já que após subir para o segundo posto, não conseguiu se aproximar do companheiro de equipe e teve que se contentar vê-lo vencer. Nas quatro corridas que Lorenzo venceu, o sete vezes campeão teve dois segundos lugares e dois terceiros, regularidade que o mantém na ponta.
O pódio na Catalunha foi completado pelo espanhol Dani Pedrosa, da Honda, que obteve a melhor colocação na temporada, e com isso passou a ocupar a décima posição na tabela. Vale lembrar que o piloto ficou três GPs afastado, devido lesão.
Terceiro colocado no Mundial, agora com 94 pontos, o italiano Andrea Ianonne, da Ducati, cruzou a linha de chegada em quarto. Com o resultado, o piloto ultrapassou o companheiro Andrea Dovizioso, que não conseguiu completar a corrida e segue com 83 pontos.
Márquez sofreu queda na terceira volta, justamente quando tentava se posicionar para tentar ultrapassar Lorenzo. Esta é a quarta vez que o dono dos dois últimos troféus de campeão não consegue chegar ao final de um corrida, em sete etapas disputadas.
Único a vencer na temporada fora a dupla da Yamaha, o espanhol ocupa a quinta colocação no Mundial, com 69 pontos.
Na Moto2, o francês Johann Zarco, da Ajo Kalex, venceu na Catalunha, depois de ter largado na pole position. A vida do líder na classificação, agora 134 pontos, não foi fácil, no entanto, já que depois de um começo ruim, precisou se recuperar e dar bote em dois rivais para vencer.
Na segunda colocação ficou o espanhol Àlex Rins, da HP 40 Kalex, que ficaria com a vitória, se não fosse uma manobra ousada do líder. O também proveniente da Espanha, Tito Rabat, da Marc VDS Kalex, acabou caindo da primeira para a terceira posição em uma manobra e fechou o pódio, se mantendo na vice-liderança do Mundial com 94 pontos.
O ítalo-brasileiro Franco Morbidelli, da Italtrans Kalex, fez prova de recuperação após largar em 23º e acabou a corrida na oitava colocação. Na tabela da temporada, o piloto é o sétimo colocado, com 62 pontos.
Já na Moto3, o britânico Danny Kent, da Leopard Honda, deu show nas voltas finais e garantiu a quarta vitória em sete provas, chegando a 149 pontos, abrindo 51 de frente para o italiano Enea Bastianini, da Gresini Honda, que ficou em segundo. O pódio foi completado pelo espanhol Efrén Vázquez, companheiro do líder. EFE
fa/bg
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.