Lorenzo vence pela 2ª vez no ano e assume liderança da temporada
Mais rápido de três dos quatro treinos livres e pole position, o espanhol Jorge Lorenzo (Yamaha) confirmou o favoritismo, venceu o Grande Prêmio da França de MotoGP neste domingo no circuito de Le Mans e assumiu a liderança da temporada.
Lorenzo largou na frente, dominou a prova do princípio ao fim e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, liderando uma dobradinha da Yamaha, com o italiano Valentino Rossi em segundo. Quem completou o pódio foi o também espanhol Maverick Viñales (Suzuki), na terceira posição.
Já Marc Márquez (Honda), também da Espanha, que chegou à França como líder do campeonato, sofreu uma queda, abandonou a prova e parou nos 85 pontos. Dessa forma, o piloto da moto número 93 é agora segundo colocado no ano, atrás de Lorenzo, que soma 90. Rossi é terceiro, com 78.
Lorenzo imprimiu um ritmo muito forte nas primeiras voltas e foi acompanhado apenas pelas Ducati dos italianos Andrea Dovizioso e Andrea Iannone. Márquez estava isolado em quarto lugar, com Rossi, que largou em sétimo, tentando tirar distância na quinta colocação.
Na sexta volta, a liderança do atual campeão mundial ficou ainda menos ameaçada com a queda de Iannone, que vinha em segundo. Lorenzo se desprendeu, e formou-se um segundo pelotão com o piloto da Ducati, Márquez e Rossi.
Os três protagonizaram uma bela disputa pela segunda colocação, até que na 16ª volta Dovizioso e Márquez caíram no mesmo ponto da pista, abrindo espaço para que o heptacampeão mundial fechasse a dobradinha da Yamaha. O espanhol ainda seguiu na corrida, mas foi o último dos 15 pilotos que receberam a bandeirada.
A Moto2 tem um novo líder, o também espanhol Álex Rins (Pons Kalex), que venceu o GP da França. Ele foi a 87 pontos, cinco a mais que o britânico Sam Lowes (Gresini Kalex), que chegou a Le Mans como primeiro colocado na temporada, mas foi sexto na corrida de hoje e caiu para segundo. O ítalo-brasileiro Franco Morbidelli terminou em quarto e está em nono no campeonato.
Na Moto3, o sul-africano Brad Binder (Red Bull KTM Ajo) ratificou sua liderança no Mundial ao cruzar a linha de chegada à frente. Ele tem agora 102 pontos, 24 a mais que o vice-líder, o espanhol Jorge Navarro (Estrella Galicia 0,0 Honda).
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.