Lula, Restart e iPhone 4: o mundo na última vez em que o Santos esteve no G4

  • Por Jovem Pan
  • 05/10/2015 10h00
Lula

Depois de um longo período, o Santos retorna ao G4 do Campeonato Brasileiro e se coloca como candidato direto a uma vaga na Libertadores. Em boa fase, o alvinero praiano se colocou entre os quatro primeiros colocados da competição após vitória sobre o Fluminense e derrota do Palmeiras para a Chapecoense. A última vez em que o time da Vila Belmiro esteve no seleto grupo foi na 31ª rodada do Brasileirão de 2010 e muita coisa mudou de lá para cá.

O Santos na época ainda contava com o time que encantou o país e conquistou o Paulista e a Copa do Brasil naquele ano com Neymar, Paulo Henrique Ganso, Arouca, Leo, Edu Dracena (peças como Robinho, André e Wesley já haviam deixado a equipe). O comandante santista na época era Marcelo Martelotte, que assumiu interinamente o cargo de treinador após demissão de Dorival Junior.

O país e o planeta eram bem diferentes na última vez em que o Santos esteve no G4 do Brasileirão. O Jovem Pan Online relembrou como o mundo quando o Peixe figurou entre os quatro primeiros colocados da principal competição nacional pela última vez. Confira:

Lula era presidente e Dilma vivia a corrida eleitoral

No final de outubro de 2010, Luiz Inácio Lula da Silva era o presidente do Brasil que vivia os últimos dias da corrida presidencial que elegeu Dilma Rousseff. Dilma foi eleita em 31 de outubro ao superar José Serra.

Bento XVI era papa

Hoje ocupado pelo papa Francisco, o cargo de líder do catolicismo em outubro de 2010 ainda era ocupado por Bento XV, que viria a renunciar em 2013.

Ronaldo era o centroavante do Corinthians que ainda não tinha Libertadores e estádio

Em 2010, enquanto Neymar despontava e se consolidava como grande jogador, outro craque histórico do Brasil jogava em campos tupiniquins. Ronaldo Fenômeno ainda jogava pelo Corinthians que na época ocupada a terceira posição na tabela do Brasileiro. O Timão, por sua vez, vivia o ano de seu centenário, ainda não tinha seu novo estádio, construído em Itaquera, e não havia conquistado o histórico título da Libertadores, que só veio em 2012.

Tiririca eleito e acusado de ser analfabeto

O humorista Tiririca havia acabado de ser eleito deputado federal, se tornando o segundo candidato com mais votos na história do país. O palhaço ainda vivia  acusação de ser analfabeto, e teve de provar saber ler e escrever para não perder o direito de tomar posse.

A Espanha era atual campeã mundial

Em outubro de 2010, quem mandava no futebol mundial era a Espanha. A Fúria era a atual campeã mundial, título conquistado em julho daquele ano, na Copa da África do Sul.

Tropa de Elite se tornava sucesso no país

Um dos filmes de maior sucesso do cinema brasileiro, Tropa de Elite passava dos 4 milhões de espectadores e se tornava o filme mais visto do ano de 2010.

Bin Laden vivo

Morto em maio de 2011, o terrorista Osama Bin Laden ainda estava vivo na última vez em que o Santos esteve no G4 do Brasilerão.

Ricardo Teixeira era presidente da CBF

Alvo de denúncias que o levaram a deixar o cargo em 2012, Ricardo Teixeira ainda era o presidente da CBF em outubro de 2010 e comandava o futebol brasileiro.

Rússia e Catar ainda não eram sedes de Copas do Mundo

Uma das maiores polêmicas envolvendo a Fifa e seus dirigentes, e que até hoje é alvo de investigações, ainda não havia sido divulgada em outubro de 2010. Quando o Santos esteve no G4 pela última vez, o mundo ainda não sabia que Rússia e Catar seriam escolhidos pela FIFA como sedes das Copas do Mundo de Futebol de 2018 e 2022, respectivamente.

Restart fazia sucesso entre os adolescentes

Adorado por uns e odiados por outros, a banda Restart e seus integrantes coloridos faziam sucesso e arrastavam multidões em 2010.

Steve Jobs estava vivo

Fundador da Apple e considerado por muitos um revolucionário, Steve Jobs ainda estava vivo.

iPhone 4 fazia sucesso no Brasil

Falando em Steve Jobs e Apple, em 2010 o principal aparelho celular da empresa americana e que já fazia sucesso no Brasil e no mundo era o iPhone 4.