Lutador da Mongólia iguala recorde de títulos na elite do sumô no Japão
Tóquio, 23 nov (EFE).- O lutador Hakuho venceu neste domingo o torneio de Fukuoka e fez história no Japão ao igualar o recorde de títulos de campeonatos, com 32 no total, feito que até hoje só tinha sido conquistado pelo lendário Taiho entre 1960 e 1971.
Hakuho, de 29 anos e nascido em Ulan Bator (Mongólia), venceu de maneira arrasadora seu compatriota e também yokozuna (mais alto grau da modalidade) Kakuryu no último dia do honbasho (torneio oficial) de Fukuoka e se proclamou campeão com um saldo de 14 vitórias e uma derrota.
Hakuho não conseguiu conter as lágrimas ao receber os troféus que lhe credenciam como vencedor deste último torneio e que lhe foram entregues no Centro Internacional de Convenções de Fukuoka.
O mongol estreou como rikishi (lutador) em 2001 e chegou à primeira divisão (makunouchi) em 2004. Seu primeiro honbasho foi vencido em 2006, no torneio de primavera de Tóquio, e em 2007, com 22 anos, foi nomeado yokozuna, tornando-se o quarto lutador não japonês a chegar a tal categoria. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.