Maior campeonato de vela oceânica da América Latina tem início em Ilhabela

  • Por Agencia EFE
  • 04/07/2015 20h05

Ilhabela (SP), 4 jul (EFE).- A maior competição de vela oceânica da América Latina, a Ilhabela Sailing Week (ISW), começou neste sábado com a 42ª edição da regata de Alcatrazes, a mais longa e complexa do evento esportivo, realizado no litoral paulista.

A regata de Alcatrazes, que tem 60 milhas náuticas (cercas 111 quilômetros) e cujo recorde pertence veleiro argentino Cusi 5 com 6h12min29s, é a única que vai até o mar aberto, uma característica que foi a transformando em uma peça chave para o campeonato.

Com 143 embarcações e mil participantes, a ISW – que termina no próximo domingo – é a competição latino-americana de vela com mais atletas inscritos, muitos dos quais disputarão os Jogos Pan-Americanos de Toronto, ainda neste mês, e dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

A vela é o segundo esporte que mais deu medalhas olímpicas ao Brasil: seis de ouro, três de prata e oito de bronze.

A grande novidade desta edição, que estreou com um dia chuvoso e de pouca visibilidade é o medalhista Lars Grael, que comandará pela primeira vez na cidade o barco de seu irmão Torben, técnico da seleção brasileira de vela.

Também participam da competição Eduardo Penido, ouro nos Jogos Olímpicos de Moscou em 1980, Reinaldo Conrad, primeiro brasileiro a subir no pódio da vela no México-1968, Mário Buckup, bicampeão pan-americano; Samuel Albrecht, que esteve em Pequim-2008 e também estará no Rio-2016. EFE

ag/lvl

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.