Maior medalhista olímpico da Espanha faz mistério sobre convite do COB
Vilagarcía de Arousa (Espanha), 9 Abr (EFE).- O canoísta David Cal, maior atleta olímpico espanhol de toda a história, com um ouro e quatro pratas, não quis confirmar nem desmentir o possível retorno ao Brasil para fazer parte da comissão técnica da seleção do país, comandada por seu ex-técnico Suso Morlán.
“Tenho algumas propostas da Espanha e do exterior em cima da mesa, mas por enquanto não tenho nada decidido”, comentou Cal, que anunciou a aposentadoria no último dia 25 alegando falta de motivação e dificuldades de entrar em forma.
Nas últimas horas, vazou a oferta que o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) apresentou ao ex-atleta, de 32 anos, para que continue vinculado ao esporte como assessor ou treinador. Ele não descartou voltar, mas ainda aguarda uma proposta para continuar na Espanha, para onde foi desde que anunciou a desistência de competir nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no ano que vem.
“Não vou falar disso porque é algo que não sei realmente acontecerá. Toda minha vida estive vinculado ao esporte e evidentemente fazendo isso, embora em outras funções”, limitou-se a responder o campeão da prova C1 1000 metros em 2004 antes de receber uma homenagem em Vilargarcía de Arousa, próximo à sua cidade natal, Cangas de Morrazo.
O canoísta chegou a treinar um período no Brasil, recentemente, desde quando Morlán, assumiu a seleção brasileira. Além do ouro, Cal ainda foi prata no C-1 500 metros, também em Atenas, e em Pequim, onde foi porta-bandeira da delegação espanhola, ganhou duas pratas, uma em cada prova, e na última edição dos Jogos, em Londres, em 2012, foi prata no C-1 1.000 metros.
Apesar do currículo destacável e da possibilidade participar de mais uma edição dos Jogos, Cal descartou voltar a competir nos próximos meses, apesar de ter deixado aberta a chance de regressar no futuro.
“Quando tomei a decisão de me aposentar, foi porque não penso em voltar atrás. Pode ser que em um certo tempo mude de decisão, mas em princípio minha intenção é deixar a carreira e seguir em outra coisa”, finalizou. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.