Maior tragédia do futebol inglês, Hillsborough completa 25 anos nesta terça
A chamada “Tragédia de Hillsborough”, maior episódio de violência entre torcidas da Inglaterra e um dos maiores do mundo, completa, nesta terça-feira (15), 25 anos. Em 1898, durante a semifinal da Copa da Inglaterra entre Liverpool e Notthingham Forest, 96 torcedores morreram pisoteados e 766 ficaram feridos devido à confusão gerada por superlotação no estádio.
► Concorra ao livro “Libertadores – Paixão que nos une”
Um relatório, lançado em 2012 e que desmentiu acusações policias que creditavam a tragédia ao comportamento violento dos torcedores, sobre o caso apontou que a tragédia não foi causada pelo comportamento dos adeptos, ainda que a Inglaterra vivesse o auge hooliganismo, presenciando algumas invasões de campo e brigas de torcedores antes e depois da partida. O estudo revela que “erros operacionais” e ainda aponta “árduas tentativas para colocar a culpa nos torcedores”.
Após a tragédia, as autoridades tiveram apoio popular para colocar em prática medidas que combatessem violência entre torcidas, os estádios foram modernizados e o Campeonato Inglês se reestruturou até se transformar na mais rica do planeta. Atualmente, os casos de violência em estados ingleses são raros.
Durante a rodada do Campeonato Inglês do último final de semana, todos os jogos foram atrasados em sete minutos em relação ao seu horário oficial. A homenagem foi realizada porque a partida entre Liverpool e Notthingham Forest foi interrompida aos seis minutos da primeira etapa, quando as autoridades avisaram ao árbitro que não havia segurança para o prosseguimento do jogo.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.