Mais completo, Messi ostenta títulos e protagonismo na luta pela Bola de Ouro
O vencedor do prêmio Bola de Ouro só será conhecido no dia 11 de janeiro, porém, para muitos, ele já tem nome e sobrenome bem definidos: Lionel Andrés Messi. Favorito para levar o troféu pela quinta vez e estabelecer um novo recorde, o argentino tem a seu favor alguns trunfos em relação a Neymar e Cristiano Ronaldo, seus adversários na final.
Apesar do crescimento do amigo brasileiro em importância no Barcelona, com direito a gol na final da Liga dos Campeões, Messi ainda é o dono do time catalão. É a referência em campo e o comandante de um ataque que tem também Luís Suárez, um dos melhores centroavantes da atualidade.
Mais que isso: Messi também tem se especializado cada vez mais em armar jogadas e a jogar mais recuado quando preciso, honrando ainda mais a camisa 10 que veste. Na atual edição da Liga dos Campeões da Europa, por exemplo, ele já deu cinco assistências. Neymar e Cristiano Ronaldo, por mais que também tenham bons números neste quesito, não têm a mesma “onipresença” em campo.
Essa característica, no entanto, não tem impedido Messi de fazer o que sabe melhor: driblar e fazer gols. No mais bonito deles, contra o Athletic Bilbao, na final da Copa do Rei, tem sua assinatura e concorre ao prêmio Puskas de mais bonito de 2015. Antes, o “Pulga” já tinha assombrado o mundo e o seu antigo treinador, Pep Guardiola, ao deixar Boateng no chão com drible humilhante e encobrir Neuer na semifinal da Liga dos Campeões, contra o Bayern de Munique. Ao todo,
Além disso, o argentino colecionou títulos em 2015, uma clara vantagem sobre Cristiano Ronaldo – mas não sobre Neymar, seu companheiro no Barça, obviamente. São “apenas” o Campeonato Espanhol, Copa do Rei, Liga dos Campeões, Supercopa da UEFA e Mundial de Clubes. Todos eles levantados por Messi, que ostenta a faixa de capitão da equipe azul grená.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.