Mais de meio século separa atleta mais jovem do mais veterano em Toronto

  • Por Agencia EFE
  • 22/07/2015 16h44

Antonio Soto Crespo.

Toronto (Canadá), 22 jul (EFE).- Quando a jogadora de badminton guianense Priyanna Ramdhani nasceu, o cavaleiro canadense Ian Millar já tinha no currículo seis Jogos Olímpicos a suas costas. Nada menos que 55 anos separam o nascimento da atleta mais jovem dos Jogos Pan-Americanos de Toronto do nascimento do mais veterano.

Entre os mais de 6,1 mil competidores que estiveram ou ainda estão no Canadá, Priyanna se destaca pela precocidade, já que tem apenas 13 anos e seis meses de idade.

Ela e o outro representante do país no badminton, Narayan, de 17 anos, são filhos do presidente da Associação de Badminton da Guiana e secretário-geral da Associação Centro-Americana e do Caribe da modalidade, Gokarn Ramdhani.

Na estreia em Jogos Pan-Americanos, a jovem nascida em 2 de janeiro de 2002, de 1m56 de altura e apenas 36 quilos, foi eliminada logo na estreia no torneio individual pela dominicana Bermany Polanco, dois anos mais velha. Ao lado do irmão, Priyanna perdeu para os chilenos Ting Ting Chou e Cristian Araya nas duplas mistas.

A precocidade da guianesa contrasta com os 68 anos do canadense Ian Millar, que participa das competições de saltos de equitação em Toronto, como vem fazendo em alto nível há mais de quatro décadas.

No histórico de Millar estão os Jogos Olímpicos de Munique (1972), Montreal (1976), Los Angeles (1984), Seul (1988), Barcelona (1992), Atlanta (1996), Sydney (2000), Atenas (2004), Pequim (2008) onde obteve a prata na competição por equipes, e Londres (2012).

O canadense também é figurinha fácil em Jogos Pan-Americanos. Desde San Juan, em 1979, saltou com seus cavalos em nove das 17 edições do evento, incluindo a de Toronto, e sua coleção de medalhas inclui três ouros, quatro pratas e dois bronzes. Esse número ainda pode aumentar, já que nesta quinta o cavaleiro participará da prova de salto individual junto a outros 49 competidores. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.