Mais de mil policiais farão segurança da final da Liga dos Campeões
Berlim, 5 jun (EFE).- Mais de mil agentes da polícia farão a segurança durante a final da Liga dos Campeões, que será disputada no sábado, em Berlim, entre Barcelona e Juventus, em um ambiente que deve ser pacífico.
Em declarações à Agência Efe, Carsten Müller, porta-voz da polícia de Berlim, disse que “o número de agentes ainda pode mudar”, pois estão recebendo informações de última hora sobre as diferentes torcidas procedentes da Espanha e da Itália “familiarizadas” com a cobertura deste tipo de grandes eventos futebolísticos.
As forças de segurança alemãs contarão, além disso, com a colaboração no terreno de agentes espanhóis e italianos. Alguns, inclusive, vestirão os uniformes de seu país basicamente para ser reconhecidos por seus compatriotas.
Os torcedores que chegam da Espanha e Itália “são muito heterogêneos”, disse Müller, que precisou que, a princípio, a polícia não espera que os torcedores de ambas as equipes apresentem um “comportamento hostil relevante” entre eles.
“Partimos do princípio de que o comportamento será normal e pacífico”, ressaltou o porta-voz, que fará parte do desdobramento policial.
Em sua opinião, a polícia enfrentará a “expectativa típica do futebol no sentido positivo da palavra”, embora os agentes darão “ênfase especial” em manter as torcidas separadas, desde sua chegada ao aeroporto, passando pelo trajeto de ônibus ao estádio olímpico, e inclusive no transporte público.
Por outro lado, a polícia berlinense oferecerá, através do Twitter, “informações práticas” em espanhol e italiano sobre questões logísticas, como o transporte público e o tráfego.
Por sua vez, as embaixadas da Espanha e Itália lembram em suas páginas na internet que oferecerão atenção consular pessoal e telefônica fora do horário habitual por ocasião da final da Liga dos Campeões. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.