Marcado por lances geniais e cabeçada, Zidane completa 43 anos; relembre lances

  • Por Jovem Pan
  • 22/06/2015 16h38
Zidane hoje é técnico do Real Madrid B

Nascido no dia 23 de junho de 1972, Zinedine Zidane está completando 43 anos de idade nesta terça-feira e o ex-meia é considerado um dos grandes gênios do futebol mundial em todos os tempos. O craque, que passou por Cannes, Bordeaux, Juventus, antes de chegar ao Real Madrid, clube de maior destaque em sua carreira, defendeu a seleção francesa por mais de uma década e foi campeão da Copa do Mundo de 1998 com os Bleus.

Zidane ficou eternizado por sua grande visão de jogo e técnica mais do que apurada. Era um exímio criador de jogadas e um driblador nato. Entre seus lances de genialidade estão o chapéu que aplicou em cima do atacante Ronaldo, da Seleção Brasileira, nas quartas de final da Copa de 2006, quando os franceses acabaram eliminando o Brasil por 1 a 0. A França avançou até a decisão deste Mundial, mas foi derrotada nos pênaltis pela Itália, após um empate por 1 a 1.

Foi nesta decisão que Zidane, apesar de ter aberto o placar para a seleção francesa, com gol de pênalti no tempo regulamentar, ficou marcado por um dos episódios mais emblemáticos de sua carreira, mas desta vez pelo lado negativo. No embate, o meio-campista se irritou com o italiano Marco Materazzi e acabou dando uma cabeçada no peito do adversário, agressão que resultou em sua expulsão da final.

Zinedine Zidane esteve longe, entretanto, de ter sua carreira manchada pela cabeçada e, lembrando de seus momentos de glória, logo vem à mente o golaço que ele marcou na final da Liga dos Campeões da temporada 2001-02. Na jogada, o francês recebeu bom cruzamento da esquerda feito pelo lateral brasileiro Roberto Carlos, pegou de primeira na bola, com a perna esquerda, e mandou o chute no ângulo direito do goleiro Jörg Butt, que nada pôde fazer para evitar o segundo gol do Real Madrid contra o Bayer Leverkusen. Os merengues acabaram ficando com o troféu do maior campeonato de clubes do mundo sobretudo devido ao belo gol de Zidane.

O meia, verdadeiro craque do esporte, se aposentou do futebol profissional em 2006 e pendurou as chuteiras com diversos títulos importantes em seu currículo, entre eles uma Liga dos Campeões, dois Campeonatos Italianos e um Campeonato Espanhol, em clubes, e uma Copa do Mundo e uma Eurocopa, com a seleção da França. Entre as diversas honrarias individuais, Zidane ganhou a Bola de Ouro em 1998. Atualmente, é o técnico do Real Madrid B.

O craque tem até uma música em sua homenagem, lançada em 2014 pelo grupo australiano Vaudeville Smash, intitulada ‘Zinedine Zidane’. Na canção, os nomes de diversos jogadores ilustres do futebol mundial são rimados, mas Zidane é citado como “o melhor de todos”.

Assista ao clipe oficial da música Zinedine Zidane e relembre momentos emblemáticos do craque: