Márquez leva a melhor na estratégia e vence em Misano; Rossi aumenta vantagem

  • Por Agencia EFE
  • 13/09/2015 15h40
  • BlueSky

None

Misano Adriático (Itália), 13 set (EFE).- O domínio da Yamaha tanto nos treinos deste ano quanto nas provas anteriores no Grande Prêmio de San Marino da MotoGP caiu junto com a forte chuva em Misano Adriático neste domingo, e o espanhol Marc Márquez (Honda), preciso na estratégia, foi o vencedor no circuito Marco Simoncelli.

Márquez subiu ao ponto mais alto do pódio pela quarta vez na temporada e diminuiu a distância no campeonato para os pilotos da Yamaha, o compatriota Jorge Lorenzo e o italiano Valentino Rossi, que não fizeram uma boa corrida.

Rossi ficou fora do pódio pela primeira vez no ano, terminando em quinto lugar, mas aumentou a vantagem na liderança do Mundial. O heptacampeão foi a 247 pontos, 23 a mais que o companheiro de equipe, que não terminou o GP. Márquez continua em terceiro, com 184.

Na largada, não houve mudanças nas primeiras posições. Lorenzo se manteve à frente, com Márquez em segundo e Rossi em terceiro. Mas já na segunda volta foram agitadas bandeiras brancas, indicando aos pilotos que estes poderiam entrar nos boxes para trocar de motos e pneus, usando os de chuva. A partir daí ficou claro que a corrida seria movimentada.

Minutos depois, foram ondeadas bandeiras brancas com cruz vermelha diagonal, apontando setores com pista molhada. Os três primeiros na prova foram os últimos a mudarem, o que mudou completamente a configuração da classificação, embora por pouco tempo.

O italiano Andrea Dovizioso (Ducati) saltou para a ponta, com Bradley Smith (Yamaha Tech 3) em segundo. Entretanto, não demorou para que Márquez e Lorenzo encostassem nos dois e os ultrapassassem. Rossi demorou um pouco mais a se adaptar às novas condições, mas ainda assim voltou a ser terceiro.

Na 12ª rodada, os três já estavam rodando dentro do mesmo segundo. Rossi teve paciência e ficou atrás até a 17ª, em que ultrapassou o companheiro de equipe. Um giro depois, ele assumiu a liderança pela primeira vez.

O italiano tinha a vitória nas mãos, mas a perdeu por ter demorado a trocar de moto para a de pista seca. Márquez entrou na 19ª volta, e Rossi, apenas na 22ª, a mesma em que Lorenzo sofreu uma queda e abandonou.

O atual bicampeão então liderou soberano e cruzou a linha de chegada em primeiro, sete segundos à frente de Smith, segundo colocado. A terceira posição foi do britânico Scott Redding (Marc VDS), enquanto Rossi foi quinto, atrás também do francês Loris Baz (Forward).

Líder do campeonato na Moto2, o francês Johann Zarco (Ajo Kalex) obteve em Misano a sexta vitória em 2015, a terceira seguida. O ítalo-brasileiro Franco Morbidelli (Italtrans Kalex) ficou fora do fim de semana devido a uma fratura de tíbia.

Na Moto3, quem venceu foi um piloto “da casa”, o italiano Enea Bastianini (Gresini Honda). Ele é vice-líder do Mundial e agora está a 55 pontos do primeiro colocado, o britânico Danny Kent (Leopard Honda), que hoje recebeu a bandeirada em sexto.

None

Os 15 primeiros colocados do GP de San Marino de MotoGP foram os seguintes:.

None

.1. Marc Márquez (ESP/Honda) 48min23s819.

.2. Bradley Smith (GBR/Yamaha Tech 3) a 7s288.

.3. Scott Redding (GBR/Marc VDS) a 18s793.

.4. Loris Baz (FRA/Forward) a 26s427.

.5. Valentino Rossi (ITA/Yamaha) a 33s196.

.6. Danilo Petrucci (ITA/Pramac Ducati) a 35s087.

.7. Andrea Iannone (ITA/Ducati) a 36s527.

.8. Andrea Dovizioso (ITA/Ducati) a 37s434.

.9. Dani Pedrosa (ESP/Honda) a 39s516.

10. Aleix Espargaró (ESP/Suzuki) a 39s692.

11. Cal Crutchlow (GBR/LCR Honda) a 41s995.

12. Jack Miller (AUS/LCR Honda) a 46s075.

13. Mike di Meglio (FRA/Avintia) a 48s381.

14. Maverick Viñales (ESP/Suzuki) a 52s325.

15. Álvaro Bautista (ESP/Aprilia Gresini) a 53s348.

jll/dr

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.