Mascherano chega a acordo com a justiça em caso de sonegação de impostos

  • Por Agência EFE
  • 03/12/2015 21h51
EFE Mascherano admitiu que cometeu fraude fiscal na Espanha

O zagueiro e volante Javier Mascherano, do Barcelona, chegou nesta quinta-feira a um acordo com a Procuradoria de Crimes Financeiros e a Advocacia do Estado da Espanha e pagará uma multa de 815 mil euros por ter sonegado 1,5 milhão de euros em impostos em 2011 e 2012.

O acordo, que ainda precisa ser ratificado em um julgamento, prevê ainda que o jogador seja preso por um ano, mas ele não precisará ser levado a um centro penitenciário.

Segundo informações fornecidas à Agência Efe por fontes do judiciário espanhol, a defesa de Mascherano fez um acordo escrito de acusação com a Procuradoria e a Advocacia do Estado, pelo qual o atleta aceita pagar 235 mil euros por um crime fiscal e 581 mil por outro. O argentino havia prestado depoimento em 29 de outubro.

A Procuradoria divulgou que o jogador usou duas estratégias para a fraude: não declarar as rendas obtidas da Nike através de uma sociedade com sede em Miami (EUA) e simular a cessão de seus direitos de imagem a uma entidade puramente instrumental radicada na Madeira (Portugal).

No depoimento, Mascherano admitiu ter sonegado 1,5 milhão de euros impostos nos anos fiscais de 2011 e 2012, valor que devolveu em setembro junto a 200 mil euros juros. O objetivo do atleta era chegar, assim, a um acordo judicial e evitar ser preso.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.