Mascherano é denunciado à justiça espanhola por suposta fraude fiscal
Barcelona (Espanha), 28 set (EFE).- A Fiscalía da Espanha, órgão equivalente ao Ministério Público, fez denúncia contra o volante argentino Javier Mascherano, do Barcelona, por fraude no pagamento de 1,5 milhão de euros (R$ 6,73 milhões) em impostos, informou à Agência Efe o Tribunal Superior de Justiça da Catalunha.
De acordo com documentação encaminhada pela promotoria, o aatleta simulou a cessão de direitos de imagem a empresas fora do território espanhol, com tributação mais favorável. Com isso, Mascherano é acusado de dois crimes contra os cofres públicos, por não ter incluído os valores nos impostos de renda de 2011 e 2012.
No mês passado, a Agência Tributária do país começou a investigar o volante, que acabou pagando o 1,5 milhão de euros que estavam sendo apontado como sonegados, além de 200 mil euros em juros, o que poderá beneficiá-lo em caso de condenação, com redução da pena.
Segundo a promotoria de crimes financeiros, Mascherano ocultou que tinha participação nas empresas que detinham seus direitos de imagem, o que foi apontado como fraude “com finalidade de burlar a obrigatória tributação”.
O sistema empregado pelo jogador é similar ao que chegou a ser acusado o tambem argentino Lionel Messi, que a justiça espanhola também acusa de sonegação de impostos. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.