“Memória” relembra rebaixamentos do Palmeiras para 2ª divisão do Brasileirão

  • Por Jovem Pan
  • 07/12/2014 13h00
VOLTA REDONDA, RJ, 18.11.2012: FLAMENGO x PALMEIRAS - Torcedor do Palmeiras - Partida entre Flamengo x Palmeiras, válida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol 2012, realizado no Estádio General Sylvio Raulino de Oliveira (Cidadania), neste domingo (18), em Volta Redonda. (Foto: Wagner Meier/AGIF/Folhapress) Wagner Meier/AGIF/Folhapress Torcida do Palmeiras chora rebaixamento quase certo do Palmeiras após empate no fim do Flamengo no Rio

A Allianz Parque receberá a partida mais importante do ano do Palmeiras. O clube recebe o Atlético-PR, às 17h, e precisa vencer para se garantir na Série A do Campeonato Brasileiro. Com 39 pontos, o Verdão viu a situação confortável no qual estava quando venceu o Bahia – rival direto na luta contra o descenso – no dia 2 de novembro, ir ladeira abaixo com uma sequência de cinco derrotas consecutivas desde então. O Memória do Plantão desta semana relembra os momentos difíceis por qual a tradicional instituição já passou.

Para não repetir o vexame das duas quedas que somou em sua história de mais de 100 anos, a equipe comandada por Dorival Junior se apega na questão de que essa será a primeira vez que a instituição depende apenas de si mesma para escapar, além de contar com o fato inéditos de que decidirá a permanência na elite do futebol brasileiro em seus domínios.

17 de novembro de 2002 – Vitória 4×3 Palmeiras – Barradão

Quando caiu pela primeira vez em sua história, no longínquo ano de 2002, o palestra chegou na última rodada na zona de rebaixamento, empatado em 27 pontos com Portuguesa, Bahia e Paraná, mas perdia para os três no quesito de desempate.

Precisando vencer o Vitória, no Barradão e ainda contar com o tropeço de pelo menos alguns destes times que estavam à frente, o time comandado na época por Levir Culpi não conseguiu fazer a sua parte.

Os alviverdes lutaram muito. O atacante Allan Dellon abriu o placar para os baianos já aos 4 minutos, mas o palmeirense Flávio empatou no minuto seguinte. O colombiano Ariztizábal fez o segundo do rubro-negro aos 27 e Nenê novamente igualou o placar no início do segundo tempo.

Quando o desespero tomou conta dos paulistas, já que o empate não ajudava as pretensões do clube, o Vitória aproveitou para marcar duas vezes com Zé Roberto e André Neles. O gol de Arce aos 43 da etapa final não adiantou e o Palmeiras levou o primeiro golpe em sua gloriosa história.

18 de novembro de 2012 – Flamengo 1×1 Palmeiras – Raulino de Oliveira

Após vencer a Copa do Brasil, o Palmeiras entrou no Brasileirão sem muitas preocupações e se viu encurralado novamente pelas quatro últimas posições do torneio nacional. Com a péssima campanha realizada por Felipão, Gilson Kleina foi o escolhido para tentar salvar o Verdão de seu segundo rebaixamento à Série B.

Sem bons resultados, o time chegou à 36ª rodada da competição com grandes chances de ser rebaixado, pois a diferença para o Bahia – primeiro clube fora da zona de rebaixamento – era de sete pontos. Precisando vencer o Flamengo e ainda torcer para que os baianos deixassem pontos para trás, os palestrinos viram nada dar certo novamente.

O Bahia bateu a Ponte Preta por 1 a 0 e o Palmeiras não passou de um empate por 1 a 1 contra os cariocas, caindo com três rodadas de antecedência. O gol rubro-negro foi marcado por Vágner Love, atleta revelado pelo Verdão e que foi o principal jogador do time em 2003, quando o clube Alviverde conseguiu retornar em 2003 para a divisão de elite.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.