Messi bate mais um recorde, Suárez faz seu primeiro e Barça goleia APOEL
Mais que uma vitória – assim pode ser definido a goleada por 4 a 0 do Barcelona sobre o APOEL no GSP Stadium, no Chipre, nesta noite de terça-feira. Na partida, válida pela quinta rodada do Grupo F da Liga dos Campeões da Europa, Luis Suárez finalmente marcou seu primeiro gol oficial pelo time catalão e Lionel Messi conquistou mais um recorde para o currículo, tornando-se o maior artilheiro da história do torneio europeu.
Com a vitória, o Barcelona chegou aos 12 pontos e se mantém na cola do PSG, que venceu o Ajax por 3 a 1 e agora tem 13. Na última rodada, o time catalão enfrenta o francês no Camp Nou, em duelo que valerá a primeira colocação ao final da primeira fase. Já o APOEL, com apenas um ponto, também terá sua “decisão” na Holanda, contra o Ajax, valendo a terceira posição e a consequente classificação para disputar o mata-mata da Liga Europa. Ambos os jogos serão disputados no dia 10 de dezembro.
O primeiro gol e o recorde
A partida começou como se esperava: Barcelona com a posse da bola e APOEL jogando atrás da linha do meio de campo. O recuo do time cipriota surtiu efeito na primeira metade do primeiro tempo, com exceção de chance de Messi, que chutou em cima de Pardo logo aos dois minutos.
Mas o gol catalão era questão de tempo, e por isso o time treinado por Luis Henrique continuou tocando a bola com calma, esperando aparecer algum espaço entre os vários jogadores amarelos. Messi, jogando pela ponta direita, buscava tabelas e infiltrações, e chegou a sair da área para descolar lançamento perfeito para Jordi Alba, que mandou pra fora.
Já que os passes não resolviam, a habilidade individual deu conta de abrir o placar. Suárez deu um belo drible, de costas, em João Guilherme e mandou na saída de Pardo. Foi o primeiro gol do uruguaio com a camisa grená.
A segunda etapa começou igual a anterior. O Barcelona continuou empurrando seu adversário para trás, buscando ampliar a vantagem. E Messi continuou impossível: primeiro, rolou para Pedro e chutar para fora, perto da trave. Na sequência, o camisa 10 recebeu passe sensacional de Daniel Alves e, dentro da área, dominou e tocou na saída de Pardo.
Para não dizer que passou o jogo todo sem finalizar, o APOEL criou boa oportunidade quando De Vicenti dominou na área e chutou forte para grande defesa de Ter Stegen. Pouco depois, o brasileiro Rafael Alcântara fez falta dura e recebeu o segundo cartão amarelo, deixando o Barça com um a menos.
O time da casa se animou e tentou ir pra cima, mas a vantagem numérica acabou 18 minutos depois quando o também brasileiro João Guilherme foi expulso. Com a vitória mais que garantida, o Barcelona tocou a bola com tranquilidade e chegou ao quarto gol. Xavi iniciou a jogada, Mascherano rolou para Messi, que elegantemente deixou a bola passar para Pedro, a fim de evitar impedimento. Pedro então rolou para o craque, que só empurrou para as redes, fechando o placar. Foi seu quinto hat-trick na Liga dos Campeões – e, nesse quesito, Messi também é recordista.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.