Messi x Tevez: compatriotas, rivais e candidatos a melhor do mundo

  • Por Jovem Pan
  • 05/06/2015 16h19
Montagem sobre Instagram/Facebook Messi e Tevez jogarão juntos na Copa América

O futebol argentino conta com uma geração de atacantes fora de série. O maior exemplo disso são os dois craques que comandarão Barcelona e Juventus na final da Liga dos Campeões neste sábado (6). De um lado, a habilidade de Lionel Messi, do outro, a garra de Carlitos Tevez.

Ambos vivem uma temporada fantástica. Agora, além de brigar pelo troféu continental, os argentinos miram a Bola de Ouro ao fim do ano, já que vencedor do torneio terá vantagem para conquistar o prêmio.

Essa rivalidade que vai além de uma decisão de campeonato. Dizem que Messi não gosta de Tevez, e que isso foi determinante para o ex-corintiano ficar de fora da Copa do Mundo de 2014, quando a Argentina ficou com o vice-campeonato ao perder para a Alemanha na final. Na Copa América de 2015, Tata Martino não quis saber de picuinha e convocou os dois, que terão de jogar juntos novamente.

Saiba um pouco mais sobre esses craques na última parte da série de comparações entre jogadores do Barça e da Juve.

Carlos Tevez (Juventus):

Antes de chegar a Turim, o atacante defendeu Boca Juniors, Corinthians, West Ham, Manchester United e Manchester City. Fez sucesso em todos eles, e é até hoje ídolo dos times brasileiro e argentino. Na Juventus, a qual se transferiu em 2013, tinha tudo para ser da mesma forma. E foi.

Num time necessitado de um atacante de alto nível, Tevez vestiu a camisa 10, chamou a responsabilidade e mostrou o melhor de si: muita raça, velocidade, dribles e finalizações indefensáveis. Fez 20 gols na campanha vencedora da Velha Senhora no Campeonato Italiano. Na Champions League, tem sete gols marcados, sendo um deles na semifinal contra o Real Madrid.

Aos 30 anos de idade, Carlitos vive provavelmente a melhor fase de sua carreira. Mais experiente, mantém o vigor físico da juventude e a capacidade de decidir partidas sem tremer. Caso seja decisivo num possível título da Juventus no sábado, ele pode sonhar com o prêmio da Bola de Ouro ao final do ano. Seu rival e colega de Seleção Argentina, Messi, é o favorito, mas Tevez tem mantido um padrão muito próximo em suas atuações.

Lionel Messi (Barcelona):

Se Tevez chegou há dois anos na Juventus, Messi é cria da base do Barcelona. Brilha pelo clube desde 2009, quando conquistou a Liga dos Campeões e a Bola de Ouro pela primeira vez. Aos poucos, foi se mostrando ser um sucessor a altura (ou até melhor) que Ronaldinho Gaúcho com a camisa 10 blaugrana.

Temporada após temporada, Messi mantém uma regularidade impressionante. Chegou até a viver uma má fase, mas voltou à velha forma em 2014-2015 e tem se mostrado um monstro em campo. Vide sua atuação na primeira partida de semifinal da atual Liga dos Campeões: em 15 minutos, o craque marcou dois gols, deu uma assistência e destruiu o Bayern de Munique.

Se o drible em Boateng no segundo gol daquela partida assombrou o mundo, dias depois ele viria a fazer outro golaço, na final da Copa do Rei da Espanha, contra o Athletic Bilbao. Messi passou por diversos adversários, com direito a caneta, e bateu firme para abrir o placar. Uma jogada com sua marca registrada.

Na Juventus, Tevez é a maior estrela individual numa equipe taticamente muito forte. No Barcelona, Messi consegue ter o mesmo destaque com Luis Suárez e Neymar como colegas de ataque. Colegas que, além de vê-lo fazer golaços, aproveitam suas assistências para também brilhar nesse que é o trio mais mortal do mundo na atualidade.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.