Metralhadoras e frio de rachar: a vida do ex-são-paulino Xandão na Rússia
O zagueiro Xandão se destacou no Barueri e jogou no São Paulo de 2009 a 2010. Agora, após passagem pelo Sporting, de Portugal, o defensor faz carreira no futebol russo, mais especificamente no Krasnodar. Em entrevista à Rádio Jovem Pan, o jogador falou sobre a preparação do país para a próxima Copa do Mundo, o frio intenso e os conflitos armados.
“ Aqui tem que passar creme nos pés e nas mãos, usar duas luvas nas mãos. Fiz isso outro dia mas foi em vão. Infelizmente temos de passar por isso, mas conseguimos superar”, disse Xandão a respeito do clima. “Aqui o campeonato começa em agosto e termina somente em maio. Tem uma pausa em dezembro por causa do frio e só recomeçar em março”.
Além disso, o zagueiro se impressionou ao ver soldados armados vigiando algumas regiões do país. “Fomos jogar na Chechênia há um ano, e fiquei assustado quando cheguei lá. É considerada parte da Rússia, mas quer se tornar independente, e tem toda uma força armada à parte da russa. Quando pousei no aeroporto, vejo os policiais fazendo vistoria. A cada esquina via um soldado com uma metralhadora na mão. Nosso hotel era cercado por eles, a cada esquina tinha um nos guardando”, relatou.
Apesar dos conflitos externos e internos, a Rússia tenta montar uma seleção competitiva para disputar a próxima Copa, da qual será sede. “Cada equipe tem de ter pelo menos cinco russos entre os titulares. Eles querem fazer uma seleção forte para 2018, dar mais oportunidade para os russos jogarem na liga”. O país que mais cede estrangeiros ao campeonato é o Brasil. “Hoje tem 28 jogadores brasileiros jogando aqui”.
Se no campo a Rússia não vai bem, fora dele ganhou elogios de Xandão. “Em termos de estrutura acho que a Rússia estará melhor preparada que o Brasil. É uma potência mundial, e não vai querer fazer feio. Hoje, a três anos do mundial, já temos três estádios prontos, e eles estão um espetáculo”, disse o zagueiro. “A tendência é não haver atrasos. Em termos de organização infelizmente tenho de dizer que vai dar um show no Brasil”, finalizou.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.