México vence Croácia por 3 a 1 e pega Holanda nas oitavas de final do Mundial

  • Por Jovem Pan
  • 23/06/2014 18h56

Chicharito entrou na partida e ajudou o México a garantir a bela vitória e a classificação para a próxima fase

AFP México vence Croácia por 3 a 0 e pega Holanda nas oitavas de final

O México não deu chances para a Croácia e venceu o jogo com autoridade, por 3 a 1, na tarde desta segunda-feira, na Arena Pernambuco, em Recife. O resultado classificou os mexicanos na segunda posição do Grupo A, com sete pontos, mesmo número que o Brasil, mas com saldo de gols menor do que os donos da casa. A equipe da América do Norte terá a missão de encarar a Holanda, nas oitavas de final da Copa do Mundo.

Apesar do bom primeiro tempo, os gols só apareceram na etapa final. Rafa Márquez marcou o primeiro dos últimos campeões olímpicos, seguido por Guardado e Chicharito. O da honra croata saiu dos pés de Perisic.

A partida contra os holandeses acontecerá no dia 29, próximo domingo, às 13h, no Estádio Castelão, em Fortaleza.

Muita vontade em campo

As duas equipes mostraram logo de início que brigariam muito pela vitória. O México ficou com a posse de bola nos primeiros minutos e a defesa croata segurava bem o ímpeto. Modric e Rakitic apareceram bem e soltaram mais os seus companheiros de frente, deixando a partida com uma leve vantagem dos europeus no domínio da posse após os cinco minutos.

Em ótimo contra-ataque aos 12, Perisic foi lançado e cruzou tentando achar Mandzukic no meio da área, mas o experiente Rafa Márquez cortou para escanteio. Na cobrança, Rakitic cobrou aberto nos pés se Srna e o capitão levantou na cabeça de Olic. A bola tinha a direção de Mandzukic, mas Aguilar se esticou todo para cortar e salvar a meta mexiacana.

O México não se abateu e assustou dois minutos mais tarde, quando Moreno puxou para a sua canhota e de lomge, mandou uma bomba no travessão de Pletikosa.Aproveitando o leve abatimento croata, a seleção da América do Norte teve outra grande chance de inaugurar o marcador. Peralta fora lançado por traz da defesa e escorregou na hora de finalizar, desperdiçando grande chance.

As chances de gol foram diminuindo, mas a briga e a vontade de sair vencedor não. A partida começou a ganhar ares mais violentos. Rakitic e Márquez receberam amarelos.Srna e Guardado se estranharam no fim da primeira etapa e precisaram ser contidos pelo árbitro.

A última chance da primeira etapa foi para o lado mexicano, quando Aguilar desviou no primeiro pau e Herrera divide com Pletikosa, cometendo a falta.

México aproveita espaços para vencer

Os técnicos não fizeram nenhuma alteração e o panorama da partida não mudou muito: muita pegada no meio e saídas rápidas pelas pontas para tentar surpreender as defesas bem postadas.

O nível técnico caiu e Kovac e Herrera se mexeram para acender os seus comandandos em campo. A Croácia tirou o lateral Vrsaljko e mandou o meia Kovacic para campo. O México já apostou em Chicharito para a vaga de Giovani dos Santos.

Aos 18, os mexicanos reclamaram muito de um pênalti não marcado, quando Guardado mandou uma bomba para o gol e Srna se jogou para desviar. A bola desviou claramente em sua mão e o árbitro Ravshan Irmatov não marcou nada, para a revolta de Miguel Herrera no banco de reservas.

Dois minutos mais tarde, Aguilar invadiu a área e Pletikosa salvou com os pés o cruzzmento que tinha direção certa.

O bom momento era visível e o México soube aproveitar. Aos 25, Chicharito arranjou escanteio e na cobrança, Rafa Márquez subiu sozinho para abrir placar.

Niko Kovac resolveu tirar Pranjic e mandou o centroavante Jelavic para campo. O castigo por deixar a sua defesa ainda mais exposta não demorou a aparecer. Aos 29, Chicharito puxou contra-ataque e rolou para Peralta. O atacante cruzou para Guardado que bateu firme, de primeira, para ampliar a vantagem.

Atrás do placar e precisando de três gols para se claissificar, a Croácia foi para cima. Rebic arrancou em velocidade, cortou a defesa toda e bateu de chapa na saída de Ochoa. Herrera salvou antes que a bola entrasse e garantiu a ivencibilidade do goleiro mexicano.

O México viu a possibilidade de conseguir a primeira posição do grupo pelo saldo de gols e foi para cima para conseguir o objetivo. Após cobrança de escanteio, aos 36, Rafa Márquez desviou no primeiro pau e Chicharito apareceu sozinho para marcar o terceiro.

Os croatas ainda conseguiram descontar com Perisic, após Rakitic dar belo passe de calcanhar para o meia do Wolfsburg. A animação caiu logo aos 43, quando Rebic deixou a sola em Peña e foi expulso.

Os mexicanos só esperaram o apito final para comemorar a sua classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.