Ministério rompe contrato com empresa e Força Nacional opera raio X no Rio 2016
Força Nacional será responsável pela segurança durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro
Força Nacional será responsável pela segurança durante os Jogos Olímpicos do Rio de JaneiroA Força Nacional de Segurança assumirá o controle dos portais de raio X nas arenas olímpicas. A medida foi anunciada nesta sexta-feira pelo Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, durante evento no Rio de Janeiro. O governo havia contratado a empresa Artel para o serviço. A firma alegou dificuldades financeiras e não contratou o número previsto de operadores. Foram contratados apenas 500 dos 3.400 agentes planejados.
Segundo Moraes, o presidente em exercício, Michel Temer (PMDB), editou medida provisória que permitiu à Força Nacional incorporar PMs inativos há até cinco anos para reforçar o efetivo que atuará nos Jogos. “Com esse abandono contratual, a Artel será multada por sua incompetência e irresponsabilidade. A Olimpíada não sofrerá nenhum prejuízo, porque terá a melhor PM, que vai garantir 100% a segurança dos locais olímpicos”, disse ele.
Em 5 de julho, o Ministério da Justiça havia anunciado a contratação da empresa Artel para assumir os portais justamente porque não havia número suficiente de agentes da Força Nacional. Estava prevista a mobilização de 9.600 agentes e acabaram sendo reunidos apenas 5.000. Moraes pediu então um reforço do Estado de São Paulo, que enviou a maior equipe para o Rio de Janeiro: 1 000 agentes, que chegaram nesta quinta e sexta-feira.
O Ministro está no Rio para recepcionar a tropa de São Paulo e para vistoriar as instalações do Aeroporto Internacional, na Ilha do Governador (zona norte).
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.