Ministro diz que Inglaterra está pronta para sediar Copa do Mundo 2022

  • Por Agencia EFE
  • 04/06/2015 11h23

Londres, 4 jun (EFE).- O ministro de Cultura, Comunicação e Esportes do Reino Unido, John Whittingdale, afirmou nesta quinta-feira que Inglaterra está pronta para organizar a Copa do Mundo de 2022, caso se decida por tirar o torneio do Catar.

“Se a Fifa viesse e nos pedisse que considerássemos abrigar a competição, este país tem instalações para fazê-lo. Além disso, embora sem sucesso, apresentamos uma candidatura muito séria para a Copa de 2018”, disse o titular da pasta, em audiência na Câmara dos Comuns.

Segundo Whittingdale, o governo do país está acompanhando o desenrolar da investigação sobre as eleições que definiram a Rússia como sede do torneio daqui três anos, e o Catar em 2022.

A pedido da própria Fifa, a justiça suíça iniciou processo sobre as duas Copas, mas o FBI já incluiu o caso em seus trabalhos, para avaliar supostos crimes de suborno, envolvendo os votantes e outros dirigentes da Fifa.

O próprio Whittingdale, no entanto, afirmou que existem poucas chances de a Inglaterra acabar sediando a edição prevista para acontecer no Catar, devido ao rodízio estabelecido pela federação internacional, em que se impede a disputa de Mundiais consecutivos no mesmo continente.

“Como já disse o presidente da Federação Inglesa (FA), Greg Dyke, se a Rússia conseguir manter o torneio de 2018, parece pouco provável que outro país europeu fique com o de 2022”, explicou o ministro.

A candidatura da Inglaterra para a próxima Copa foi eliminada logo na primeira rodada das eleições, com apenas dois votos de 22 possíveis. Logo depois, as candidaturas conjuntas Espanha/Portugal e Holanda/Bélgica, também foram derrotadas pelos russos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.