Modric prestará depoimento em processo sobre corrupção no Dínamo de Zagreb

  • Por Agência EFE
  • 07/07/2015 13h06
EFE/Peter Powell Croata Luka Modric abre caminho para classificação do Real Madrid sobre Manchester United

O meia Luka Modric, do Real Madrid, terá que prestar depoimento no processo aberto contra o presidente e o técnico do Dínamo de Zagreb, detidos na semana passada sob a acusação de apropriação indevida, conforme publica nesta terça-feira o jornal “Jutarnji list”.

Zdravko, mandatário do clube da capital croata, e Zoran Mamic, comandante da equipe, foram presos no sábado, por uma suposta fraude na transferência de atletas, que teria causado prejuízo total de 16 milhões de euros (R$ 55,6 milhões).

A publicação publicou hoje que, segundo suspeitas da promotoria local, os dois irmãos utilizaram Modric para se apropriar de, pelo menos, 7 milhões de euros (R$ 24,3 milhões).

De acordo com outros veículos locais, o meia do Real Madrid é o atleta citado em documento do Escritório Anti-Corrupção e Crime Organizado do governo local, como pessoa através da qual Mamic obteve o valor.

De acordo com organismo, uma cláusula secreta do contrato sobre a negociação de Modric com o Tottenham em 2008, que estabelecia que a metade do dinheiro pago pelo clube inglês não iria para o Dínamo de Zagreb, mas para o jogador, que teria sido obrigado a fazer o repasse para os Mamic.

Segundo o “Jutarnji list”, toda vez que o Dínamo recebia dinheiro referente a transferência, o repassava para o atleta, que ia ao banco junto com Zdravko e Zoran.

“Minutos depois que Modric sacava o dinheiro de sua conta, alguém da família Mamic depositava em outro caixa do mesmo banco, grandes quantidades de dinheiro”, publicou o jornal, citando fontes anônimas do Escritório Anti-Corrupção e Crime Organizado.

Também deverão ser incluídos no processo o zagueiro Dejan Lovren, atualmente no Liverpool, e o atacante Mario Mandzukic, que está na Juventus, que teriam passado por situações semelhantes.

Os bens dos irmãos Mamic foram bloqueados e ambos ficarão presos, pelo menos, por um mês, enquanto a investigação avança. Em operação da polícia, ainda foi preso o ex-presidente do clube e atual diretor-executivo da federação do país, Damir Vrbanovic, além de um funcionário da Receita da Croácia.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.