Monfils vence Federer e empata final da Davis

  • Por Agência EFE
  • 21/11/2014 16h43
EFE Com o apoio de 27 mil torcedores

O francês Gael Monfils venceu o suíço Roger Federer nesta sexta-feira por 3 sets a 0, com parciais de 6-1, 6-4, 6-3, fazendo com que o primeiro dia de jogos da final da Copa Davis de tênis terminasse empatada em 1 a 1, depois de Stan Wawrinka ter batido Jo-Wilfried Tsonga.

Dúvida até o último momento devido aos problemas nas costas que o impediram de disputar a decisão das Finais da ATP, no último domingo, Federer mal incomodou Monfils. Sacando bem e apoiado pela torcida de mais de 27 mil pessoas o 19º colocado do ranking mundial precisou de apenas 1h46min para marcar o primeiro ponto dos donos da casa.

Foi o francês quem deu tudo de si em quadra, com muitas bolas vencedoras e mesmo alguns erros, diante de um Federer apático, na defensiva, e em nenhum momento capaz de equilibrar o duelo.

A derrota do vice-líder do ranking, além de dar asas aos franceses, coloca em xeque as chances de título inédito para a Suíça, que terá que acompanhar de perto a evolução do estado físico de seu ídolo.

Na França, a sensação é contrária. Depois da derrota de Tsonga, seu número 1, para Wawrinka, houve certo desânimo. Contudo, Monfils devolveu a esperança de quebrar o jejum de 13 anos sem conquistar a Davis.

De quebra, o francês se vingou de Federer, para quem perdeu por 3 sets a 0 nas quartas de final do US Open, em setembro, depois de estar vencendo por 2 a 0. Foi sua terceira vitória sobre o suíço em 11 confrontos.

A final chega equilibrada à partida de duplas, que acontecerá neste sábado. A França contará com Julian Benneteau e Richard Gasquet, e a Suíça, com Marco Chiudinelli e Michael Lammer. No domingo, os quatro tenistas que jogaram hoje voltarão à quadra, mas para confrontos invertidos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.