Montezemolo será principal promotor de Roma como sede dos Jogos de 2024

  • Por Agência EFE
  • 10/02/2015 14h08
Reprodução Luca di Montezemolo

O ex-presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, será o presidente do comitê promotor da candidatura de Roma à sede dos Jogos Olímpicos de 2024.

O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo presidente do Comitê Olímpico Nacional da Itália (Coni), Giovanni Malagò, depois de reunião que decidiu também que o ex-atleta Luca Pancalli será o vice-presidente do novo órgão.

Sobre Montezemolo, atual presidente da Alitalia, o dirigente do Coni afirmou que a nomeação foi acertada com o prefeito da capital italiana, Ignacio Marino.

“Sou amigo de Luca, mas me esforço para ser objetivo. Acho que não há ninguém na Itália que conte com sua popularidade no exterior, uma popularidade positiva. Considerado como uma pessoa importante e significativa”, defendeu.

“Estou entusiasmado, cheio de otimismo, convencido de que o desafio é muito complicado, mas que seremos capazes de ganhar”, concluiu Malagò.

Uma delegação do Coni, incluindo Montezemolo, se reunirá amanhã em Lausanne, na Suíça, com os diretores do Comitê Olímpico Internacional (COI).

A candidatura de Roma para os Jogos Olímpicos de 2024 foi anunciada no último dia 15 de dezembro pelo primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, que prevê um projeto “carente de grandes infraestruturas, mas com grandes atletas”.

Renzi afirmou que as principais obras seriam feitas na capital, mas cogitou incluir também outras cidades na organização dos jogos, entre elas Florença, Nápoles e Sardenha.

A candidatura suscitou uma onda de críticas, que alertam sobre o “fantasma da corrupção” que cercou a Copa do Mundo de 1990, e que agora ronda a Expo 2015 de Milão, com início no mês de maio.

Além da corrupção, o país discute a viabilidade econômica e o retorno que poderia obter ao realizar os Jogos Olímpicos.

Em fevereiro de 2012, o governo de Mario Monti não autorizou que Roma fosse candidata por afirmar não ter condições de assumir as garantias financeiras que o COI pede às cidades candidatas. Renzi acredita que é possível assumi-lás.

Por enquanto, apenas a cidade americana de Boston também se mostrou interessada em organizar o evento.

A cerimônia que decidirá qual será a sede dos Jogos Olímpicos de 2024 está marcada para setembro de 2017, em Lima, no Peru.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.