Morata x Neymar: duelo de coadjuvantes decisivos na final da Liga dos Campeões
Álvaro Morata e Neymar são coadjuvantes mais do que competentes em suas equipes
Álvaro MorataA final da Liga dos Campeões será disputada neste sábado (6), às 15h45 (de Brasília), no Estádio Olímpico de Berlim (ALE) e, na decisão, Juventus e Barcelona vão ficar frente a frente na briga pela ‘Orelhuda’, como também é conhecida a cobiçada taça da Uefa Champions League. O confronto, além de ser uma disputa entre duas camisas muito tradicionais do futebol europeu, também vai proporcionar embates ‘pessoais’ bem interessantes.
Durante toda esta semana, o Jovem Pan Online vem trazendo pequenas comparações entre grandes atletas dos dois concorrentes ao título e, nesta quinta-feira (4), é a vez de trazermos atacantes que, apesar de serem coadjuvantes, são esperanças de gols para Juventus e Barça: Álvaro Morata e Neymar.
– Álvaro Morata (Juventus):
Espanhol nascido na capital Madri, em 23 de outubro de 1992, Álvaro Morata chega à decisão da Liga dos Campeões desta temporada com a oportunidade de igualar um feito que apenas três jogadores na história da competição foram capazes de atingir. Depois de faturar a ‘Champions’ da temporada 2013-14 com o Real Madrid, o atacante tem a chance de faturar seu segundo título continental em duas temporadas consecutivas vestindo camisas diferentes.
Até hoje, apenas Marcel Desailly (Olympique de Marseille em 1993 e Milan em 1994), Paulo Sousa (Juventus em 1996 e Borussia Dortmund em 1997) e Samuel Eto’o (Barcelona em 2009 e Internazionale de Milão em 2010) conseguiram faturar a Liga dos Campeões por equipes distintas de forma seguida.
Com apenas 22 anos de idade, Morata chega à final da Liga dos Campeões como uma das armas da Velha Senhora para marcar gols no poderoso Barcelona. Até agora, na temporada, o espanhol marcou 14 gols com a camisa da Juventus, sendo quatro deles na Liga dos Campeões.
Desses quatro gols, curiosamente, nenhum foi marcado na fase de grupos da Uefa Champions League. Álvaro Morata apareceu mais nos momentos decisivos da temporada. Nas oitavas de final, quando a Juventus mediu forças com o Borussia Dortmund, o espanhol marcou um dos gols na vitória por 2 a 1 no jogo de ida, disputado no Juventus Stadium, e também deixou o seu no triunfo por 3 a 0 na partida de volta, realizada na casa do adversário.
Após passar em branco nas quartas de final, quando a Juve ganhou apenas no jogo de ida contra o Monaco, por 1 a 0, e empatou na volta sem gols, Álvaro Morata voltou a brilhar na semifinal, quando o time de Turim pegou justamente o Real Madrid, clube que revelou Morata. No duelo de ida, no Juventus Stadium, o jovem atacante fez um gol no triunfo por 2 a 1 da equipe italiana e, na volta, no Santiago Bernabéu, Morata marcou o gol da Juventus no empate por 1 a 1, ajudando assim a equipe a se garantir na decisão.
– Neymar (Barcelona):
Neymar ainda está muito longe de representar o que Lionel Messi representa para o Barcelona. Porém, o brasileiro nascido em 5 de fevereiro de 1992 vem conseguindo ficar bastante sob os holofotes e está fazendo uma temporada muito boa no clube catalão.
Nesta temporada, Neymar já marcou 37 gols com a camisa do Barça e nove desses gols foram na Liga dos Campeões, sendo que o ex-santista é um dos vice-artilheiros da competição, ao lado de Luiz Adriano, e atrás apenas de seu companheiro Messi e de Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, já que ambos têm dez gols anotados na principal competição de clubes do planeta.
Na fase de grupos, o jovem atacante da Seleção Brasileira marcou gols contra o Paris Saint-Germain (dois gols, um em cada jogo) e Ajax (um gol). Apesar disso, foi no mata-mata que Neymar começou a aparecer mais. Apesar de ter passado em branco nas oitavas de final, contra o Manchester City (vitórias por 2 a 1 e 1 a 0), Neymar marcou gols em todos os jogos das quartas de final e semifinais.
Nas quartas, contra o PSG, o camisa 11 deixou um gol seu no triunfo por 3 a 1 no Parc des Princes, duelo de ida, e no jogo de volta, realizado no Camp Nou, Neymar fez os dois gols da vitória por 2 a 0 sobre o rival parisiense. Na semifinal, contra o Bayern de Munique, Neymar marcou gols no jogo de ida, no Camp Nou, que terminou com triunfo por 3 a 0, e fez os dois na derrota por 3 a 2 do Barça na partida de volta, disputada na Allianz Arena, resultado que foi suficiente para o time espanhol se classificar para a final.
Nesta decisão, Neymar busca seu segundo título continental distinto, já que, em 2011, ele foi campeão da Copa Libertadores, com a camisa do Santos e, na decisão do Mundial do mesmo ano, acabou perdendo por 4 a 0 para o próprio Barcelona, clube para o qual se transferiria dois anos mais tarde.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.