Morte de piloto Dan Wheldon completa três anos; relembre acidente

  • Por Jovem Pan
  • 16/10/2014 17h41
Divulgação Dan Wheldon deixa esposa e 2 filhos

O acidente que vitimou o piloto britânico Dan Wheldon, da Fórmula Indy, completa três anos nesta quinta-feira. O inglês radicado nos Estados Unidos tinha 33 anos e faleceu após uma colisão que envolveu 15 carros na última corrida da temporada 2011.

A tragédia ocorreu na décima volta do circuito oval de Las Vegas, em Nevada, e envolveu 15 carros. O impacto entre os pilotos teve início entre as curvas 1 e 2, com um toque normal de corrida entre James Hinchcliffe e Wade Cunningham.

Cunningham foi levado à parte interna da pista e Hildebrand, que vinha logo atrás, se chocou contra seu pneu traseiro esquerdo. O piloto decolou, voou por muitos metros e caiu sobre Cunningham – neste intervalo, ele já havia se chocado com outros dois veículos.

No momento, Dan Wheldon estava em 24º lugar, tentando evitar a colisão com os quatro carros que se enroscavam à sua frente. Mesmo após conseguir reduzir a velocidade, ele não pôde evitar o contato com a traseira de Charlie Kimball. Seu carro decolou e, após tocar o solo, iniciou um movimento de rotação. O impacto inicial foi na cerca acima do muro, que entrou totalmente no cockpit de Wheldon, e transformou seu carro em uma bola de fumaça e fogo.

O piloto foi levado às pressas ao centro médico do circuito e então de helicóptero à Universidade de Nevada. Apesar das tentativas de ressuscitação cardiopulmonar e da rapidez na prestação de socorro, Dan Wheldon teve sua morte declarada na chegada ao hospital, e a corrida foi encerrada.

O britânico teve seu auge em maio do 2011, quando venceu de forma inusitada a corrida mais tradicional do automobilismo norte-americano, as 500 milhas de Indianapolis. Na prova de Indiana, a vitória inusitada, após uma batida do líder J.R. Hildebrand na última volta, e em um momento emocionante: na semana, sua mãe havia passado por uma cirurgia para retirada de um tumor na cabeça. O piloto deixou uma esposa e dois filhos. A família de Whelson morava na cidade de St.Petersburg, na Flórida.

 Confira imagens do acidente e considerações do comentarista Jovem Pan Felipe Motta 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.