Morumbi faz aniversário de 54 anos; confira cinco jogos inesquecíveis
Cartaz de inauguração do Estádio do Morumbi
Cartaz de inauguração do estádio do MorumbiUm dos mais tradicionais palcos futebolísticos da cidade de São Paulo e do Brasil, o Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, está fazendo aniversário nesta quinta-feira (2), chegando a 54 anos de existência.
❥ Confira especial sobre artilheiros da história do Morumbi
Em quase cinco décadas e meia, o local sediou partidas importantíssimas do futebol brasileiro, recebeu grandes seleções e times internacionais também. E no momento no qual o Morumbi completa 19.723 dias de vida, nada melhor do que relembrar alguns dos gols e momentos importantes da história do estádio.
– Seleção Brasileira 1 x 1 Áustria (11 de julho de 1971):
Neste confronto, Pelé marcou seu último gol em jogos oficiais do Brasil, mas a Seleção não passou de uma igualdade com o rival europeu. O gol austríaco foi marcado por Jara. Essa foi a despedida de Pelé da Seleção para o público paulista. Uma semana depois, Pelé teve seu adeus oficial, contra a Iugoslávia, no Maracanã, mas Edson Arantes do Nascimento não marcou gol nesta oportunidade.
– Corinthians 1 x 0 Ponte Preta (13 de outubro de 1977):
Com um jejum de títulos que completaria 23 anos, o Corinthians entrou em campo com um grande peso nas costas para enfrentar a Ponte Preta, no Morumbi. Com gol de Basílio, que garantiu a vitória do Timão, o alvinegro de Parque São Jorge conquistou o Campeonato Paulista e colocou fim ao período de seca.
– São Paulo 1 x 0 Newell’s Old Boys – 3 a 2 nos pênaltis (17 de junho de 1992):
Neste jogo, o São Paulo faturou seu primeiro título da Copa Libertadores. No tempo normal, Raí fez o gol, de pênalti, que colocou 1 a 0 no placar e levou a decisão para a disputa de pênaltis. Nas penalidades, Zetti apareceu bem, defendeu a cobrança de Gamboa, do time argentino, e assegurou a conquista do troféu continental.
– Palmeiras 4 x 0 Corinthians (12 de junho de 1993):
Vivendo um jejum que durava 17 anos, o Palmeiras encerrou a seca de títulos com uma goleada sobre o arquirrival Corinthians, pelo placar de 4 a 0. Zinho, Edilson e Evair abriram 3 a 0 no tempo normal. O Palmeiras ainda precisava vencer na prorrogação e, com gol de pênalti de Evair, o alviverde de Palestra Itália sagrou-se campeão paulista.
– Corinthians 2 x 3 Santos (15/12/2002):
Então com 18 anos de idade, Robinho jogou muito bem neste confronto decisivo do Brasileirão, realizado no Morumbi. O duelo foi o das famosas ‘pedaladas’ para cima do zagueiro Rogério, que cometeu pênalti em Robinho e, na cobrança, o menino mostrou muita frieza e abriu o placar para o Santos. O gol abriria caminho para um triunfo e, claro, para o título.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.