MP espanhol quer ação contra Messi por fraude fiscal correndo em Barcelona
A promotoria espanhola pediu que um juizado de Madri envie aos tribunais ordinários de Barcelona a investigação sobre um possível crime contra os cofres públicos, cometido pelo argentino Lionel Messi.
As irregularidades seriam relacionadas a sonegação de impostos referentes a receita provenientes de jogos beneficentes que o craque do Barça organizou.
O atleta foi denunciado junto à justiça da capital da Espanha, mas a promotoria aponta que o ideal é encaminhar o procedimento para a cidade onde vive o investigado.
As supostas fraudes, segundo denúncia, seriam referentes aos anos de 2012 e 2013, por partidas disputadas em países do continente americano. Segundo dados verificados, além de crime contra a Fazenda, há suspeita também de lavagem de dinheiro.
Nesta segunda-feira (29), a promotoria fez denúncia contra o volante argentino Javier Mascherano, também do Barcelona, por fraude no pagamento de 1,5 milhão de euros (R$ 6,73 milhões) em impostos.
De acordo com documentação encaminhada pela promotoria, o atleta simulou a cessão de direitos de imagem a empresas fora do território espanhol, com tributação mais favorável. Com isso, Mascherano é acusado de dois crimes contra os cofres públicos, por não ter incluído os valores nos impostos de renda de 2011 e 2012.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.