Muitas ultrapassagens e chance de Massa: 5 motivos para acompanhar o GP da China

  • Por Jovem Pan
  • 05/04/2017 23h26
Montagem / EFE Vettel

Depois da vitória de Sebastian Vettel na abertura da temporada da Fórmula 1, há duas semanas nas estreitas ruas de Albert Park, na Austrália, chegou a hora dos pilotos correrem em uma pista de verdade. Neste final de semana, será realizado o Grande Prêmio da China, no Circuito Internacional de Xangai.

A expectativa é grande e a Jovem Pan apresenta cinco motivos para os apaixonados por automobilismo não perderem a prova, que será disputada na madrugada de domingo (09), com largada prevista para as 3 horas.

Recorde de ultrapassagens

O Grande Prêmio da China da última temporada, vencido pelo alemão Nico Rosberg, está entre os que registraram o maior número de ultrapassagens da história da categoria. Em 2016, foram realizadas 175. Para este ano, é esperado um aumento nesse número de ultrapassagens, já que os carros estão mais velozes, permitindo que os pilotos explorem melhor a pista e seu traçado, formado por grandes retas.

Vettel x Hamilton

Sebastian Vettel começou bem a temporada ao vencer do GP da Austrália. No entanto, historicamente em Xangai quem se dá bem é Lewis Hamilton. O tricampeão mundial de Fórmula 1 é o maior vencedor e também dono do recorde de poles na China. Ao todo são quatro vitórias (2008, 2011, 2014 e 2015) e cinco poles. A tendência é de uma grande disputa entre o alemão da Ferrari e o britânico da Mercedes pelas curvas e retas de Xangai.

Maior reta da F1

Um dos circuitos mais modernos da temporada, Xangai é também um dos mais exigentes. A pista conta com curvas que são feitas em velocidade, como a 1, 5 e 7, e outras feitas lentamente, como a 3, 9, 11 e 14, onde os carros costumam se aproximar. Uma curva que chama a atenção também no GP da China é a 13, que antecipa a maior reta da F1 (1200 metros) e obriga os pilotos a passarem por ela acelerando.

Surpresas?

Daniel Ricciardo e Max Verstappen fizeram uma grande temporada em 2016, com o piloto holandês se tornando uma das sensações do campeonato. Na Austrália, a dupla da Red Bull pode não ter repetido as boas atuações, mas na China as chances de dos pilotos voltarem a se destacar são grandes, já que o Circuito Internacional de Xangai costuma ser palco de algumas surpresas, devido ao seu traçado e o desgaste dos pneus.

Pódio brasileiro?

A boa impressão deixada na pré-temporada e na primeira corrida do ano, somada ao retrospecto favorável na China, deixa o brasileiro Felipe Massa esperançoso para a disputa do GP. O piloto da Williams espera repetir os pódios de 2007 e 2008 no domingo. Durante a semana, Massa disse gostar da pista, pois ela tem um estilo antigo, com muitas curvas de alta velocidade e uma das retas mais longas da Fórmula 1.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.