Mulheres de sucesso: conheça treinadoras que podem inspirar Emily Lima na Seleção

  • Por Jovem Pan
  • 01/11/2016 19h55
Rafael Ribeiro/CBF Emily Lima será a primeira mulher a comandar a Seleção Brasileira Feminina de Futebol

1º de novembro é um dia histórico para o futebol feminino no Brasil. Pela primeira vez, uma mulher vai comandar a Seleção Brasileira. O anúncio foi feito nesta terça-feira pela CBF: a escolhida, com méritos, foi Emily Lima, treinadora que levou a equipe do São José, da cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo, até a final da Copa do Brasil deste ano, ficando com o vice-campeonato após derrota para o Audax/Corinthians.

Emily Lima fez sua carreira como atleta de futebol, defendendo clubes tradicionais como São Paulo e Santos, além de passar pela Europa. Desde 2010, trabalha à beira do campo, onde já comandou times femininos da Portuguesa, Juventus e São Caetano, antes de assumir o comando técnico do São José.

A escolha de Emily Lima é um pequeno passo dado pela Confederação Brasileira de Futebol, mas que pode representar uma grande mudança e avanço no futebol feminino. A cobrança para que uma mulher assumisse o comando da Seleção de Marta e Cristiane é antiga, e Emily Lima mostrou capacidade para isso acontecer ao longo dos últimos anos, conquistando títulos e realizando trabalhos marcantes pelas equipes por onde passou.

Para inspirar a nova comandante da Seleção Brasileira Feminina e mostrar toda a competência das treinadoras, seja no futebol ou em outras modalidades, a Jovem Pan apresenta três exemplos de mulheres que se destacaram nas principais competições esportivas do mundo:

Pia Sundhage

A treinadora sueca de 56 anos dispensa apresentações. Bicampeã olímpica com os Estados Unidos, em Pequim-2008 e Londres-2012, e medalha de prata com a Suécia, no Rio-2016, Sundhage já foi eleita pela FIFA como a melhor treinadora do mundo na temporada 2012. Os torcedores norte-americanos a idolatram por tudo que fez pelo futebol feminino nos quatro anos que esteve à frente da seleção.

Pat Summitt

Nascida em 1952, Patricia Sue Summitt se tornou uma lenda do basquete norte-americano. A treinadora comandou a Lady Vols, uma das equipes mais tradicionais do basquete universitário dos Estados Unidos, conquistando oito títulos nacionais. Pat Summitt também treinou a seleção de basquete feminino dos Estados Unidos, vencendo os Jogos Olímpicos de Los Angeles-1984.

Lang Ping

A treinadora da seleção chinesa de vôlei feminino, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, é uma das mulheres mais respeitadas no esporte. Como atleta, conquistou a medalha de ouro em Los Angeles-1984, depois, já como treinadora, levou a China à prata em Atlanta-1996 e colaborou com a evolução da seleção norte-americana, prata em Pequim-2008. Lang Ping demonstra ser uma treinadora rígida e exigente.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.