Multicampeão no skate, Mineirinho revela amizade com xará do surfe

  • Por Jovem Pan
  • 22/06/2015 13h58
Ana Cichon/Jovem Pan Sandro Dias

Convidado do Esporte em Discussão da Rádio Jovem Pan desta segunda-feira (22), o skatista Sandro Dias, o Mineirinho, destacou a amizade que tem com outro Mineirinho, o surfista. Um dos maiores skatistas da história do país, Sandro destacou que conhece Adriano de Souza, atual líder do Mundial de Surfe, desde que o Mineirinho surfista era pequeno. O skatista destacou ainda a evolução do esporte e criticou os espaços para praticar o skate na cidade de São Paulo.

“O Adriano sempre teve muito talento, desde a fase iniciante. Eu sou 15 mais velho, então conheço ele desde criança, desde que ele começou. Hoje é um dos primeiros, mas a gente sempre acompanha. Até porque o mercado anda quase junto, surf e skate dividem esse mercado em produtos, lojas, etc”, afirmou o Rei do 540º.

Mineirinho comentou a evolução do skate no mundo. Seis vezes campeão da World Cup Skateboarding (2003, 2004, 2005, 2006, 2007 e 2011), Sandro Dias destacou que ao comparar a época em que começou a praticar o esporte, 30 anos atrás, com os dias atuais, as diferenças são enormes.

“Tudo evoluiu. A parte de equipamentos, o skate mudou 4 ou 5 vezes em 30 anos. Tamanho de roda, até a madeira. As rampas na época tinham no máximo 3 metros, hoje as rampas tem 7 metros. Manobras, nem se fala. Com a evolução dos equipamentos, as manobras evoluíram também. Ficaram mais altas, mais técnicas. E hoje, moleque de 11 anos faz as mesmas coisas que eu”, analisou o skatista.

Mineirinho ainda destacou que o skate é o segundo esporte mais praticado no Brasil e afirmou que faltam bons lugares para que jovens façam suas manobras na cidade de São Paulo: “dá para dizer que o skate é o segundo esporte com mais praticantes do país. São mais de 4 milhões de praticantes”, disse.

“Hoje, 90% das pistas feitas na cidade são de má qualidade. O moleque que você vê andando na Paulista desviando das pessoas está ali porque não tem lugar pra ele andar. Ele encontra um bom pico pra fazer manobras e anda ali. Olha o tamanho da cidade e não tem pista boa para andar”, completou.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.