Na estreia da Copa do Brasil, Corinthians vai enfrentar Maradona e tentar manter tabu

  • Por Jovem Pan
  • 07/02/2017 21h53
Everton Maradona comanda o meio de campo da Caldense

A edição 2017 da Copa do Brasil começa nesta quarta-feira. 17 jogos serão disputados pela competição nacional, que este ano conta com uma grande novidade: a primeira fase será em jogo único. Para seguirem em busca do sonho de ser campeão  e jogar a Libertadores da América no próximo ano, somente a vitória interessa aos donos da casa, enquanto os visitantes terão a vantagem do empate para se classificarem.

Entre os jogos desta noite, destaque para Corinthians e Caldense, às 21h45min. Dono de três títulos da Copa do Brasil, o time alvinegro vai até Poços de Caldas, encarar a Caldense, clube tradicional do interior de Minas Gerais. A Veterana, como é chamada por seus torcedores, disputa pela quinta vez a competição nacional e sua melhor participação aconteceu em 2003, quando foi eliminada na segunda fase pelo Atlético-MG.

Para tentar igualar a campanha, o time mineiro vai contar com o apoio de sua torcida, que deve lotar o estádio Ronaldão. Além disso, a Caldense confia no entrosamento do time, que teve a base da temporada passada mantida – em 2016, a Veterana terminou o Estadual na quinta posição e foi eliminada na segunda fase da Série D. Para conhecer melhor o rival do Corinthians, a Jovem Pan apresenta e relembra algumas curiosidades. Confira:

Derby?

Fundada em 1925, as cores e mascote da Caldense são semelhantes ao do Palmeiras, maior rival do Corinthians. A Veterana usa as cores verde e branca e tem como símbolo o periquito. Dentre as principais conquistas do clube de Poços de Caldas está o Campeonato Mineiro de 2002, ano em que a competição não contou com a participação dos grandes times do Estado.

El Pibe de Poços

A Caldense é comandada pelo treinador Thiago Cardoso. Sem nomes de expressão no elenco, o treinador e, principalmente, a torcida confiam no experiente Ewerton Maradona. O meia de 34 anos iniciou a carreira nas categorias de base do Atlético-MG e rodou por diversos clubes do interior antes de se tornar ídolo da Veterana.

Cidade turística

Poços de Caldas, cidade que vai receber o confronto entre Caldense e Corinthians tem pouco mais de 160 mil habitantes. Conhecido por suas fontes de águas hidrominerais e termais, o município recebe milhares de turistas por ano e está localizado a 470 quilômetros de Belo Horizonte e apenas 260 quilômetros da cidade de São Paulo.

Casão dividido

Caldense e Corinthians possuem um ídolo em comum: o ex-atacante e hoje comentarista da Rede Globo, Walter Casagrande. Em 1981, a revelação corintiana havia se desentendido com o técnico Oswaldo Brandão e acabou emprestado ao clube de Poços de Caldas. Com a camisa da Veterana, Casagrande se profissionalizou e se destacou, marcando gols importantes.

Tabu

O duelo desta quarta-feira será o primeiro oficial entre Caldense e Corinthians. Na história, os times se enfrentaram apenas em partidas amistosas. Até o momento foram oito duelos, sendo cinco vitórias do Timão e três empates. O último confronto aconteceu em 1998 e o Corinthians levou a melhor: 4 a 1, com gols de Edílson, Lênin e Fernando Diniz – Gerson descontou.