Na luta contra tri do Benfica, Sporting e Porto vão reforçados ao Português

  • Por Agencia EFE
  • 13/08/2015 16h59

Lisboa, 13 ago (EFE).- O Campeonato Português começa neste fim de semana com uma corrida atrás do Benfica, que conquistou os dois últimos títulos nacionais, o que aumentou a cobiça de Porto e Sporting, que se reforçaram pesado para arrebatar o caneco.

Os Encarnados chegam para a disputa de olho na possibilidade de conseguir o primeiro tricampeonato desde o período entre 1974 e 1977. Desde a edição inicial da competição, o time lisboeta já emplacou série de três títulos seguidos em cinco oportunidades.

Para esta temporada, no entanto, o Benfica chega com uma baixa sentida: a do técnico Jorge Jesus, que agora está no comando do rival Sporting. O novo treinador da equipe é Rui Vitória, que levou o Vitória de Guimarães ao quinto lugar na temporada passada.

Outros que deixaram os Encarnados são o atacante Lima, rumo ao Al-Ahli, dos Emirados Árabes, os laterais-direitos Miralem Sulejmani, agora no Young Boys, da Suíça, e Maxi Pereira, que acertou com o Porto, o meia Rúben Amorim, que partiu para o Al-Wakrah, do Catar.

Entre os novos atletas que estarão em campo com a camisa vermelha no domingo, em duelo com o Estoril, no estádio da Luz, os destaques são o atacante mexicano Raúl Jiménez, o grego Konstantinos Mitroglou e o meia marroquino Adel Taarabt.

Agora comandado pelo técnico bicampeão nacional, o Sporting abrirá o Campeonato Português em visita ao Tondela, que acaba de subir para a primeira divisão. O modesto time do distrito de Viseu nunca esteve na elite do país e manda seus jogos no estádio João Cardoso, com capacidade para menos de 3 mil pessoas.

Para a partida, os Leões já chegam embalados pelo “chapéu” no rival e por terem vencido o próprio Benfica na Supertaça de Portugal. No elenco, as principais novidades são o meia costarriquenho Bryan Ruiz e o atacante colombiano Téo Gutiérrez.

Atual vice-campeão nacional, o Porto foi responsável pela contratação mais midiática da temporada, o goleiro espanhol Iker Casillas chegou ao clube depois de 25 anos no Real Madrid e se tornará o primeiro campeão mundial com seleções a jogar o Português.

Os Dragões, que perderam nesta temporada o lateral-direito Danilo e o centroavante Jackson Martínez, trouxe, entre outros, o volante francês Giannelli Imbula, o atacante ítalo-argentino Pablo Osvaldo. Além disso, o clube contratou de volta o lateral-esquerdo Aly Cissokho, que atuou no clube entre 2009 e 2010.

A equipe azul e branca fará a primeira partida no campeonato neste sábado, contra o Vitória de Guimarães, que contratou nesta janela os atacantes Bruno Mendes, ex-Botafogo, e Henrique Dourado, ex-Cruzeiro, além do meia colombiano Santiago Montoya, ex-Vasco.

Conhecido por contratar brasileiros em peso, o Braga jogará neste domingo contra o Nacional, com alguns atletas do país que passaram a integrar o elenco, como o volante Alef, ex-Ponte Preta, o atacante Rodrigo Pinho, ex-Madureira. Por outro lado, o volante Danilo, ex-Vasco, foi cedido por empréstimo ao Valencia.

Nos outros jogos da rodada, neste sábado, o Belenenses receberá o Rio Ave, no domingo, duelam Vitória de Setúbal e Boavista, União da Madeira e Marítimo, Moreirense e Arouca, além de Paços de Ferreira e Académica.

None

Programação da primeira rodada do Campeonato Português.

None

Sexta-feira.

Tondela – Sporting.

Sábado.

Belenenses – Rio Ave.

Porto – Vitória de Guimarães.

Domingo.

Vitória de Setúbal – Boavista.

União da Madeira – Marítimo.

Moreirense – Arouca.

Braga – Nacional.

Benfica – Estoril.

Segunda-feira.

Paços de Ferreira – Académica. EFE