Nadal bate compatriota, leva décimo título em Monte Carlo e o 70º da carreira

  • Por Estadão Conteúdo
  • 23/04/2017 12h05

Nadal chegou ao seu 29º título de Masters 1000 na carreira

Nadal chegou ao seu 29º título de Masters 1000 na carreira

Rafael Nadal não teve dificuldade para fazer história neste domingo no Masters 1000 de Monte Carlo. O número 7 do mundo superou com facilidade Albert Ramos Viñolas, o 24º colocado no ranking da ATP, por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/3, em uma final espanhola, para conquistar pela décima vez o título do torneio monegasco, além de ter sido campeão pela 70ª vez na sua carreira. 

Este também foi o primeiro título de Nadal nesta temporada, sendo que ele havia perdido três finais em 2017, duas delas para o suíço Roger Federer, no Aberto da Austrália e no Masters 1000 de Miami – o outro revés foi no Torneio de Acapulco, para o norte-americano Sam Querrey. 

Nadal enfrentou pouca oposição para se tornar o primeiro tenista a ganhar dez vezes o mesmo torneio na Era Aberta do Tênis, e também o primeiro a chegar aos 50 títulos no saibro – ele estava empatado na terra batida com o argentino Guillermo Vilas. A única final que Nadal perdeu em Monte Carlo foi para Novak Djokovic em 2013.

Dessa vez, porém, Ramos, que havia perdido os dois duelos anteriores para Nadal, ambos em Barcelona e definidos em dois sets, nunca pareceu ser uma ameaça. Disputando sua primeira final de Masters 1000, o número 24 do mundo salvou três break points no primeiro game de serviço, o segundo do jogo. No quarto, ficou abaixo em 0/40 e perdeu o seu saque. Não venceu sequer mais um game no primeiro set e viu Nadal fechar a parcial após 30 minutos com um ace. 

O segundo set da final foi um pouco mais equilibrado, com Nadal conseguindo a sua primeira quebra de saque no quinto game. Ramos recebeu aplausos do público ao ganhar o seu saque sem levar pontos no sétimo, mas sucumbiu no nono e nunca teve chances reais de faturar o segundo título da sua carreira neste domingo, ainda mais tendo do outro lado da quadra o Rei do Saibro. 

O 29º título de Masters 1000 de Nadal o deixa um atrás do recorde de Djokovic. Agora, na próxima semana, ela vai buscar a sua décima conquista do Torneio de Barcelona, onde havia faturado o seu último troféu no ano passado, até ser campeão novamente em Monte Carlo.