Nadal sofre, mas segue em Melbourne; Federer e Sharapova também passam aperto
Rafael Nadal precisou superar tonturas, enjoôs, cãibras e desidratação para vencer o americano Tim Smyczek nesta quarta-feira, após 4 horas e 12 minutos de jogo, em um dia marcado também pela dificuldade de outros favoritos ao título em garantirem a permanência no Aberto da Austrália.
Sob um calor de 32 graus, maior temperatura registrada no torneio, o espanhol sofreu para bater o adversário por 3 sets a 2, de virada, parciais de 6-2, 3-6, 6-7 (2), 6-3 e 7-5, avançando assim à terceira rodada da competição.
A facilidade encontrada no primeiro set não correspondeu ao restante da partida. Symczek, apenas o 112º colocado no ranking mundial, entrou em quadra determinado em atrapalhar as pretensões do ex-número 1 do mundo. E o calor também não perdoou Nadal.
Os problemas físicos começaram a aparecer no segundo set. Apesar do equilíbrio, Nadal tinha dificuldades em confirmar o saque e acabou cometendo uma dupla falta no sétimo game. Symczek aproveitou e quebrou o serviço do espanhol para empatar a partida.
A história se repetiu no terceiro set, quando Nadal precisou ser atendido pelos médicos. Apesar de estar visivelmente abatido, conseguiu se recuperar nos dois sets seguintes, garantindo a virada e a classificação à próxima fase.
Nadal enfrentará o israelense Dudi Sela, que derrotou o tcheco Lukas Rosol, carrasco do espanhol na edição de 2012 de Wimbledon, por 3 sets a 1, parciais de 7-6 (2), 5-7, 7-5 e 6-3.
Mas o dia não foi só de dificuldades para Nadal. Roger Federer, com problemas em um dos dedos da mão direita, quase foi derrotado pelo italiano Simone Bolelli.
Depois de levar um susto no primeiro set, Federer virou a partida e fechou o jogo com vitória por 3 sets a 1, parciais de 3-6, 6-3, 6-2 e 6-2. Na próxima rodada, o suíço pega o também italiano Andrea Seppi, que derrotou nesta quarta-feira o francês Jeremy Chardy pelo mesmo placar (7-5, 3-6, 6-2 e 6-1).
Já Andy Murray passou com facilidade pelo australiano Marinko Matosevic, por 3 sets a 0, com 6-1, 6-3 e 6-2. Ele enfrenta o português João Souza, que perdia para Martin Klizan, mas foi beneficiado pela desistência do eslovaco.
Richard Gasquet também eliminou outro dos donos da casa, James Duckworth, por 3 sets a 0, com 6-2, 6-3, 7-5, enquanto seu adversário na próxima rodada, o sul-africano Kevin Anderson, bateu o lituano Ricardas Berankis pelo mesmo placar, com parciais de 6-2, 6-2 e 7-6.
Sétimo cabeça de chave, Tomas Berdych seguiu sem ceder sets no torneio ao vencer o austríaco Jürgen Melzer também por 3 sets a 0, com 7-6, 6-2 e 6-2. Ele enfrenta o sérvio Viktor Troicki, que superou o argentino Leonardo Mayer.
Na chave feminina, outra das favoritas sofreu para seguir no Aberto da Austrália. A russa Maria Sharapova, segunda cabeça de chave do torneio, precisou salvar dois match points para superar a compatriota Alexandra Panova por 2 sets a 1, com 6-1, 4-6 e 7-5.
Sharapova agora enfrenta a cazaque Zarina Diyas na próxima fase.
Terceira colocada no ranking mundial, Simona Halep não teve dificuldades contra a austríaca Jarmila Gajdosova, vencendo por 2 sets a 0, com um duplo 6-2. Na próxima fase, Halep pega a americana Bethanie Mattek-Sands.
Também por 2 sets a 0 (6-0, 6-3), a canadense Eugenie Bouchard, sétima cabeça de chave do torneio, avançou ao derrotar a holandesa Kiki Bertens. A adversária na próxima rodada será a francesa Caroline Garcia.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.