Neymar brilha, ‘salva’ Marcelo e Brasil derrota Croácia com pênalti polêmico

  • Por Jovem Pan
  • 12/06/2014 18h58

Neymar marcou dois gols e a Seleção Brasileira derrotou a Croácia AFP Seleção Brasileira comemora gol na estreia contra a Croácia

A histórica 20ª edição da maior competição do futebol mundial teve seu início nesta quinta-feira (12). Na Arena Corinthians, a Seleção Brasileira e a Croácia iniciaram a Copa do Mundo no Brasil, abrindo o torneio que volta ao país depois de 64 anos. E o primeiro duelo não deixou a desejar ao fã do esporte mais popular do mundo. No final, apesar de a Croácia ter saído na frente, com gol contra de Marcelo, Neymar marcou dois, o segundo após pênalti duvidoso, Oscar deixou o dele no final e a Seleção triunfou, de virada, por 3 a 1.

O gol de Marcelo foi o primeiro gol contra da história do Brasil em Copas do Mundo. Ainda no primeiro tempo, Neymar deixou tudo igual para a Seleção e tirou um bom peso das costas dos anfitriões antes da ida aos vestiários. No segundo tempo, em cobrança de pênalti, Neymar virou o jogo para o Brasil e ainda houve tempo para Oscar deixar o dele, já nos minutos finais, em finalização de fora da área.

O Brasil volta a entrar em campo na próxima terça-feira (17), às 16h (de Brasília), quando mede forças com o México, no estádio Castelão, em Fortaleza (CE).

Nesta sexta-feira (13), às 13h (de Brasília), México e Camarões se enfrentam na Arena das Dunas, em Natal (RN), e fecham a primeira rodada do grupo A da Copa do Mundo. Além desse duelo, a sexta também terá as partidas entre Espanha e Holanda, que abre o grupo B, às 16h, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), e também entre Chile e Austrália, que será disputada às 19h, na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT).

O jogo – Antes do jogo, a emoção tomou conta dos jogadores durante a execução do Hino Nacional Brasileiro e a torcida contou em alto e bom som na Arena Corinthians, acompanhando os jogadores.

A Seleção Brasileira entrou em campo com o time que conquistou a Copa das Confederações. O jogo começou movimentado e a Croácia começou finalizando com Kovacic, mas a bola foi para fora.

Os comandados de Luiz Felipe Scolari chegaram bem aos cinco, em jogada de bola parada. Marcelo cruzou no segundo pau, Thiago Silva desviou para o meio da área, mas David Luiz cabeceou fraco, facilitando a defesa do goleiro Pletikosa.

Depois do lance mais incisivo da Seleção, a Croácia resolveu dar a resposta rápida e assustou os torcedores da casa. Após cruzamento de Perisic, Olic desviou e a bola passou perigosamente perto da trave do gol de Júlio César.

Após o susto, os brasileiros tomaram um balde de água fria aos nove minutos. Após cruzamento rasteiro de Olic, Marcelo desviou para trás e marcou um gol contra. A Croácia largou na frente.

Ligeiramente nervosa, a Seleção Brasileira começou a tentar pressionar os croatas nos minutos que se seguiram ao primeiro gol, mas os jogadores criavam poucas chances de perigo. Aos 14, Oscar até cruzou da direita, mas ninguém conseguiu desviar, nem Neymar que se estivou todo a tentou mandar para o gol.

Aos 20, Paulinho recebeu a bola e finalizou de dentro da área, mas o chute foi em cima de Pletikosa, que só teve o trabalho de espalmar.

A Seleção Brasileira criou sua melhor oportunidade aos 22 minutos da etapa inicial. Neymar fez boa jogada individual pela direita, cruzou rasteiro para dentro da pequena área, mas a zaga croata afastou parcialmente. Na sobra, Oscar finalizou de canhota de fora da área, buscando o canto, mas o goleiro Pletikosa fez a ponte e apareceu bem novamente.

O atacante Neymar tomou o primeiro cartão amarelo do jogo após atingir o adversário com o braço. Na cobrança de falta, entretanto, a defesa brasileira afastou de cabeça.

Depois de os primeiros minutos serem de nervosismo para o Brasil, finalmente a Seleção tirou o grito de ‘gol’ da garganta da torcida aos 28. Após dividida no meio de campo, Oscar pegou a bola, deu uma assistência para Neymar, que finalizou de fora da área, de esquerda, cruzado, e viu a bola acertar a trave esquerda de Pletikosa antes de entrar no gol. Era o empate!

O duelo ficou bastante aberto depois da igualdade e a Croácia se concentrou mais na defesa. O Brasil teve chance em bola parada aos 41, depois que Neymar foi derrubado perto da área por Modric, e o próprio jogador do Barcelona foi para a cobrança, mas acertou a barreira.

O primeiro tempo do jogo de estreia da Copa foi até os 47 minutos, mas o placar não foi mais alterado antes da ida dos dois times aos vestiários.

Na etapa complementar, o Brasil teve a primeira chance em bola parada aos cinco minutos, depois de Oscar foi derrubado do lado direito da área. Neymar cruzou, mas a defesa croata tirou de cabeça e afastou o perigo.

Cinco minutos depois da oportunidade brasileira, Perisic recebeu no meio, finalizou de muito longe e mandou igualmente longe, por cima do gol da Seleção Brasileira.

A primeira alteração do jogo foi da Croácia. Aos 15, o técnico Niko Kovac tirou Kovacic e mandou a campo Brozovic. Dois minutos mais tarde, Felipão também resolveu mexer no time e sacou Paulinho para lançar Hernanes.

Aos 20, após falha no toque de bola da Croácia, Neymar roubou a bola e partiu em direção à área, mas Corluka parou o atacante com falta dura e foi advertido com o cartão amarelo. Na batida, Daniel Alves mandou forte em direção ao gol, mas mandou por cima do travessão de Pletikosa.

Luiz Felipe Scolari fez mais uma modificação aos 23, quando Hulk saiu para a entrada do pequenino Bernard.

O Brasil virou o jogo aos 25 minutos. O árbitro Yuichi Nishimura marcou um pênalti bastante duvidoso de Lovren em cima de Fred e Neymar, na cobrança, fez o segundo gol. O goleiro Pletikosa pulou no lado certo, chegou a tocar na bola, mas não conseguiu evitar que ela entrasse. Festa na Arena Corinthians!

Seis minutos depois do segundo gol brasileiro, a Seleção criou mais uma oportunidade perigosa. Oscar fez boa jogada individual, David Luiz chegou para finalizar, mas mandou para fora. O zagueiro estava na cara do gol.

O Brasil tomou um susto aos 40 minutos, quando Modric fez o arremate de muito longe e Júlio César espalmou.

Os croatas começaram a partir para cima nos minutos finais, tentando buscar o empate, mas o Brasil encaixou um contra-ataque, Oscar carregou a bola e finalizou de fora da área, acertando o cantinho do gol de Pletikosa e garantindo a vitória verde-amarela por 3 a 1 na estreia. Comemoração e alívio!

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.