Neymar faz 2, conquista torcida rival e ajuda Brasil a golear Turquia

  • Por Agencia EFE
  • 12/11/2014 18h58

Istambul, 12 nov (EFE).- Com dois gols de Neymar, a seleção brasileira bateu nesta quarta-feira a Turquia, por 4 a 0, em amistoso disputado em Istambul, no primeiro compromisso da nova “era Dunga”, em que os pentacampeões mundiais atuaram na casa do adversário.

O craque do Barcelona balançou as redes aos 19 minutos do primeiro tempo e aos 14 do segundo. Com isso, chegou aos 42 com a camisa da seleção brasileira, ficando a seis de igualar Zico, o quarto maior artilheiro, se considerados apenas os jogos oficiais – Pelé é o maior goleador com 77.

Depois de balançar as redes pela segunda vez no duelo, Neymar foi ovacionado pelos torcedores turcos, que gritaram seu nome, em coro, por algums segundos.

O zagueiro turco Semih Kaya, contra, e o meia-atacante Willian completaram o marcador no estádio Sukru Saracoglu, que pertence ao Fenerbahçe.

Até o jogo de hoje, o Brasil só tinha feito partidas em campos neutros sob o comando do capitão do tetra. A equipe encarou Colômbia e Equador nos Estados Unidos (vencendo por 1 a 0 os dois duelos, Argentina na China (2 a 0) e Japão em Cingapura (4 a 0).

O próximo desafio verde e amarelo também será atuando como visitante, contra a Áustria, em Viena. O jogo acontecerá no estádio Ernst Happel, na próxima terça-feira, às 16h (horário de Brasília), segundo a CBF.

Hoje, Dunga fez quatro mudanças com relação ao time que venceu o Japão por 4 a 0, em outubro. Jefferson, Gil, Elias e Diego Tardelli, todos que atuam no Brasil e não puderam ser convocados, deram lugar a Diego Alves, David Luiz, Fernandinho e Luiz Adriano.

Na Turquia, alguns jogadores que se apresentaram para os treinos com dores musculares, conseguiram se recuperar, no caso o goleiro Volkan Demirel e o zagueiro Semih Kaya. Um dos jogadores mais importantes da seleção, o centroavante Burak Yilmaz ficou fora por estar gripado.

Com a bola rolando, os brasileiros se mostraram a vontade mesmo atuando na casa do adversário, partindo para cima desde o minuto inicial, abusando das jogadas de lado de campo, buscando Luiz Adriano e Neymar dentro da área.

Aos 16, o camisa 10 da seleção teve a primeira chance de balançar as redes, após erro em recuo de Altintop. O atacante driblou Demirel, mas não conseguiu chutar antes de a marcação chegar, desperdiçando a oportunidade.

Não demorou muito e aos 19, Neymar balançou as redes, marcando pela 41ª vez com a camisa da seleção. O craque recebeu belo lançamento de Neymar e finalizou na saída do goleiro e abriu o marcador do jogo em Istambul.

A seleção seguiu mostrando muita intensidade nas ações ofensivas, e aos 23 ampliou. Após cruzamento de Danilo da direita, buscando Luiz Adriano, o zagueiro Kaya se antecipou e jogou contra as próprias redes.

Pressionados pela torcida, os turcos tentaram sair para o jogo, mas não conseguiram levar grande perigo a Diego Alves. Aos 43, veio a punição, quando Neymar arrancou pela esquerda e achou Willian no lado oposto, que emendou de primeira para fazer o terceiro.

No segundo tempo, enquanto os anfitriões voltaram com mudanças, o Brasil voltou em ritmo mais lento, tocando bola e tentando marcar pressão na saída de bola.

Aos 14, na base da tabela, a seleção chegou mais uma vez ao gol. Willian deu belo passe em profundidade, devolvendo bola para Neymar, que invadiu a área pela esquerda e tocou no canto direito de Babacan, que entrou no intervalo no lugar de Demirel.

Depois do lance, os grande parte dos torcedores adversários se renderam de vez ao talento do craque da seleção, gritando seu nome por alguns segundos, até que as primeiras vaias apareceram.

A primeira grande oportunidade dos turcos aconteceu apenas aos 26 minutos do segundo tempo, quando Bulut recebeu na entrada da área, se desvencilhou da marcação e bateu cruzado para ótima defesa de Diego Alves.

No minuto seguinte, Dunga fez as primeiras três alterações na equipe, tirando Fernandinho, Oscar e Luiz Adriano, colocando Casemiro, Philipe Coutinho e Roberto Firmino, respectivamente. O volante do Porto e o meia-atacante do Hoffenheim, aliás, faziam ali seu primeiro ato como jogadores da seleção.

Outro estreante, o meia Douglas Costa foi para o gramado aos 31, substituindo Willian. Com as novidades, contudo, a equipe perdeu força, ameaçando bem menos os donos da casa, que pareciam estar só esperando o apito final do árbitro uzbeque Ravshan Irmatov.

Aos 40, ainda houve tempo do volante Fred entrar no lugar de Luiz Gustavo, se tornando o quarto a aparecer pela primeira vez em um jogo da seleção. Depois disso, o ritmo seguiu lento até o fim, quando mais uma vez, Neymar foi bastante aplaudido pelos turcos.

None

Ficha técnica:.

Turquia: Demirel (Babacan); Irtegun, Kaya, Tufan, Koybasi; Turan, Altintop (Inan), Kisa (Erkin) e Topal (Çamdal); Ercinc (Sen) e Bulut (Potuk). Técnico: Fatih Terim.

Brasil: Diego Alves; Danilo, Miranda, David Luiz e Filipe Luís; Fernandinho (Casemiro), Luiz Gustavo (Fred) e Oscar (Philipe Coutinho); Willian (Douglas Costa), Neymar e Luiz Adriano (Roberto Firmino). Técnico: Dunga.

Árbitro: Ravshan Irmatov (Uzbequistão), auxiliado por seus compatriotas Abdukhamidullo Rasulov e Jakhongi Saidov.

Gols: Neymar (2), Saya (contra) e Willian (Brasil)

Cartão amarelo: Erkin (Turquia).

Estádio: Sukru Saracoglu, em Istambul (Turquia). EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.