No Dia do Goleiro, confira uma seleção de 5 veteranos e 5 promessas da posição

  • Por Jovem Pan
  • 25/04/2015 17h51
Montagem sobre EFE/Folhapress/Instagram/Div. Site Oficial/Rubens Chiri-SPFC.net Apesar de difícil

O dia 26 de abril é comemorado, no Brasil, como o Dia do Goleiro. A homenagem aos heróis de luvas foi criada em 1976, e a data foi escolhida por ser a do nascimento de Haílton Corrêa de Arruda, o famoso Manga, arqueiro de Botafogo, Internacional, Nacional-URU e Sport, entre outros. Manga foi também o dono da meta da Seleção Brasileira de 1965 a 1967.

Para homenagear os representantes dessa posição tão importante, e ao mesmo tempo tão ingrata, do futebol, a Jovem Pan Online montou uma seleção com dez importantes nomes brasileiros e internacionais. Cinco deles são veteranos que ainda jogam profissionalmente, e os outros cinco são jovens que podem dar muito o que falar nos próximos anos. Confira.

Promessas e jovens prodígios

Jacsson (Internacional)

O arqueiro foi destaque do time gaúcho na Taça BH de 2014 e, aos 21 anos, é titular da Seleção Brasileira Sub-23 e deve disputar as Olimpíadas do Rio em 2016. Já declarou ter o objetivo de conquistar a medalha de ouro olímpica, a qual seu ídolo Taffarel não conseguiu.

Vladimir (Santos)

O baiano de 25 anos está desde 2003 no Santos, sendo desde 2009 como integrante da equipe principal. Entretanto, Vladimir só foi ganhar notoriedade em 2015, quando substituiu o contundido Vanderlei nas últimas rodadas do Campeonato Paulista. No pouco que jogou até agora, mostrou qualidade, especialmente no empate contra o Corinthians em Itaquera, onde foi um dos destaques da partida.

Alisson Becker (Internacional)

O jovem goleiro venceu a disputa com um medalhão e um parente para assumir a titularidade do Internacional. Formado na base do time gaúcho, Alisson Becker ganhou uma chance quando o veterano Dida se contundiu em 2014. A partir de então, não saiu do time principal e foi importante na campanha do Campeonato Brasileiro. Deixou inclusive Murial, seu irmão mais velho, na reserva.

Courtois (Chelsea)

O belga Thibaut Courtois já é tão famoso no mundo do futebol que muitos até estranham que tenha apenas 22 anos. Revelado pelo Genk, foi contratado pelo Chelsea em 2011 e brilhou no Atlético de Madrid, onde jogava emprestado, na temporada 2013-2014 – inclusive eliminando o próprio Chelsea na semifinal da Liga dos Campeões. Em junho de 2014, voltou ao clube inglês e desbancou o consagrado Petr Cech na meta azul. Na Copa do Mundo, foi titular na meta da Bélgica.

De Gea (Manchester United)

A tarefa que David De Gea recebeu ao ser contratado pelo Manchester United em 2011 não era fácil: substituir o ídolo Van Der Sar. Talvez por isso o espanhol, que vinha do Atlético de Madrid, sofreu para se firmar em suas primeiras temporadas e chegou a perder a titularidade. Entretanto, o arqueiro de 24 anos superou a má fase, se tornou pela fundamental da equipe e hoje é um dos goleiros mais valorizados do mundo.

 

Goleiros veteranos e consagrados ainda em atividade

Rogério Ceni (São Paulo)

É quase impossível montar uma lista de grandes goleiros e não citar Rogério Ceni. O ídolo do São Paulo já atingiu os 42 anos de idade (sendo 25 deles dedicados ao clube) e continua defendendo seu time de coração. Com mais de 1200 partidas pelo Tricolor, o “M1to” também ostenta a marca de ser o goleiro com maior número de gols marcados: 127 ao todo.

Fábio (Cruzeiro)

Defensor da meta cruzeirense há uma década, Fábio é frequentemente citado como um injustiçado por nunca ter sido convocado para defender a Seleção Brasileira. Mesmo assim, continuou sendo importante para o time mineiro em diversas conquistas, como o bicampeonato brasileiro (2013 e 2014) e cinco títulos estaduais.

Fernando Prass (Palmeiras)

Depois de passar três anos no Vasco da Gama, onde foi ídolo, Fernando Prass foi contratado pelo Palmeiras em 2013 para substituir São Marcos, uma vez que os goleiros da base não estavam dando certo. O resultado foi até melhor que o esperado: com grandes defesas, o jogador de 36 anos conquistou a torcida alviverde. A consagração veio na semifinal do Campeonato Paulista de 2015, quando Prass defendeu os pênaltis de Elias e Petros, ajudando o Verdão a chegar à final.

Neuer (Bayern de Munique)

Apesar de não estar em idade avançada, Neuer, de 29 anos, já é um goleiro experiente e consagrado. Revelado nas categorias de base do Shalke 04, o alemão chegou ao Bayern de Munique em 2011 já como uma grande estrela. É o dono da meta da Seleção da Alemanha, com a qual conquistou a Copa do Mundo de 2014 e o título de melhor goleiro do torneio. Com a chegada de Guardiola ao Bayern, desenvolveu sua capacidade de jogar com os pés e a saída do gol para cortar contra-ataques adversários.

Buffon (Juventus)

O veterano Gianluigi Buffon, de 37 anos, é um ícone da posição. É ídolo na Juventus, onde joga desde 2001 e ostenta cinco títulos do Campeonato Italiano. Pela Itália, foi peça fundamental na conquista da Copa do Mundo de 2006. Já na edição de 2010, era titular até se contundir em partida contra o Paraguai. Tem quase 150 jogos com a camisa da Azzurra.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.