No Maracanã, Botafogo recebe o Bahia em jogo para fugir da zona da degola
Palco de duas finais de Copa do Mundo, o Maracanã ostentou o título de maior estádio do planeta por muito anos. A história da arena carioca, considerada o “templo do futebol brasileiro”, contrasta com a atual situação dos clubes que entrarão em seu campo nesta quarta-feira (17), às 22h. Botafogo e Bahia, que, assim como o Maracanã, já protagonizaram episódios memoráveis no passado, vivem hoje um momento delicado no Campeonato Brasileiro. Enquanto o alvinegro ocupa a 15ª posição, o tricolor é o penúltimo colocado.
Isso não quer dizer, no entanto, que o confronto, válido pela 22ª rodada do Brasileirão, será morno ou sem emoção. Os dois clubes entrarão em campo buscando arduamente a vitória, que, além de afastá-los da zona de rebaixamento, poderá fazer com que os torcedores relembrem o Botafogo dos tempos de Garrincha e o Bahia da época de Bobô – dois dos craques que ajudaram a fazer do Maracanã uma lenda.
O Bota vem de três derrotas consecutivas. Na última rodada, o Glorioso perdeu para o Internacional e caiu para a 15ª colocação, com 22 pontos, só um a mais que Criciúma, primeiro time na zona de rebaixamento. Um novo revés nesta quarta diante do Bahia pode levar o clube de General Severiano novamente para a degola.
Já o tricolor deixou a lanterna do Brasileirão na última rodada ao vencer o Figueirense por 3 a 0. Os três pontos, no entanto, não foram suficientes para tirar a equipe soteropolitana da zona de rebaixamento. Atualmente, o Esquadrão de Aço ocupa a 19ª colocação, com 20 pontos, um a menos que o Palmeiras, primeiro time fora do grupo dos quatro que são rebaixados à Série B.
Vagner Mancini, técnico do alvinegro, poderá contar com o retorno do atacante Emerson Sheik, que estava com um amigdalite. Quem também volta ao time é o lateral esquerdo Junior Cesar, que foi liberado na última rodada para resolver assuntos pessoais. Porém, ele não deve começar a partida como titular. Mancini afirmou que a vaga na esquerda continuará com o também lateral Júlio César.
Seguindo a máxima de que “em time que está ganhando não se mexe”, o treinador do Bahia, Gilson Kleina, disse que vai manter a equipe que superou o Figueirense no final de semana. Assim sendo, o zagueiro Titi e o volante Fahel, que voltam de suspensão, devem começar a partida desta quarta no banco de reservas.
Os números jogam a favor do Bahia: o tricolor saiu vitorioso nos últimos quatro encontros com o Botafogo. Uma dessas vitórias, inclusive, aconteceu em maio deste ano. O jogo, válido pela terceira rodada do Brasileirão, foi disputado na Fonte Nova e acabou com o placar de 1 a 0.
O árbitro da partida será o mineiro Igor Júnio Benevenuto. Ele será auxiliado pelos também mineiros Márcio Eustáquio Santiago e Guilherme Dias Camilo. O quarto árbitro será o carioca Raphael Silvano Ferreira Silva.
Botafogo X Bahia
22ª rodada da Série A
Data: 17 de setembro de 2014
Horário: 22h
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Transmissão: Rádio Nacional do Rio de Janeiro para a rede pública de rádios
Árbitro: Igor Júnio Benevenuto
Auxiliares: Márcio Eustáquio Santiago e Guilherme Dias Camilo
Botafogo
Jefferson, Dankler, Bolívar, André Bahia, Júlio César, Airton (Bolatti), Gabriel, Ramírez, Rogério, Emerson Sheik e Zeballos (Ferreyra)
Técnico: Vagner Mancini
Bahia
Marcelo Lomba, Railan, Demerson, Lucas Fonseca, Guilherme Santos, Uelinton, Rafael Miranda, Léo Gago, Emanuel, Rafinha e Kieza
Técnico: Gilson Kleina
*colaborou Fernando Jordão
Edição: Nathália Mendes
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.