No Mineirão, Colômbia faz 3 a 0 na Grécia com direito a “Armeration”
Cotada para ser surpresa da Copa do Mundo, a Colômbia bateu a Grécia por 2 a 0 no Mineirão, na partida de abertura do Grupo C da competição. Superior aos gregos durante os 90 minutos, os sul-americanos se aproveitaram dos espaços defensivos dos europeus e marcaram com Armero [no primeiro tempo] e Gutiérrez e Rodriguez [na etapa final].
Apoio por sua torcida, que lotou o Mineirão, os colombianos foram para cima dos gregos logo no início da partida. Cuadrado escapou pela direita, Gutiérrez deixou passar e Armero chegou para completar para as redes. Depois do gol, o ex-palmeirense convocou os companheiros e dançou o “Armeration”, dança que ficou famosa quando o lateral atuava no clube paulista.
Na segunda etapa, a Grécia tentou ir a frente em busca do empate. O técnico português Fernando Santos sacou o lateral Salpingidis e promoveu a entrada do atacante Fetfatzidis, mas logo depois viu seu setor defensivo comprometer. Aproveitando espaço nas laterais, James Rodriguez cruzou, Aguilar desviou e Gutiérrez ampliou no Mineirão. No último minuto, o mesmo James Rodriguez dominou na área, se livrou da marcação e bateu no canto de Karnezis para dar números finais à partida.
Na próxima rodada, a Colômbia enfrenta Costa do Marfim na próxima quinta-feira (19), em Brasília. No mesmo dia, Grécia e Japão medem forças em Natal.
O jogo
Mesmo com o traumático corte de Falcao Garcia, seu principal astro, a Colômbia não desanimou e entrou ligado em sua partida de estreia diante dos gregos. Logo aos cinco minutos, Cuadrado avançou pela esquerda, a bola passou por Gutiérrez e chegou nos pés de Armero. O ex-palmeirense dominou, bateu e contou com a ajuda de um desvio da zaga para comemorar seu primeiro gol no Mundial. Na comemoração, o lateral chamou seus companheiros e dançou o “Armeration”, passo que ficou famoso quando atuava pelo clube paulista.
Animada com o gol e empurrada pelos milhares de colombianos que compareceram ao Mineirão, a Colômbia continuou em cima dos gregos. Aos 15 minutos, Armero escapou pela direita e cruzou para Cuadrado, que caiu na área com a chegada de Manolas. O árbitro não viu pênalti e mandou o jogo seguir.
Recuperada do baque do gol sofrido, a Grécia só chegou a incomodar o goleiro colombiano aos 30 minutos. Salpingidis foi ao fundo e cruzou na direção de Kone. O meia arriscou de longe e mandou por cima do gol de Ospina, que só observou. Ainda no final da primeira etapa, Gekas fez ótima jogada e a bola sobrou para Kone, que arriscou de fora da área. Desta vez, o grego parou em linda defesa de Ospina, que espalmou pela linha de fundo.
Na volta dos vestiários, a Grécia parecia determinada a igualar o placar. O técnico Fernando Santos sacou o lateral Salpingidis e promoveu a entrada do atacante Fetfatzidis. Porém, para azar dos europeus, os colombianos marcaram logo no lance seguinte. Aos 13 minutos, James Rodriguez foi ao fundo e levantou na área. Aguilar desviou e Gutiérrez completou para o fundo das redes, anotando o segundo para euforia dos sul-americanos no Mineirão.
Determinada, a Grécia não se abalou e tentou diminuir para ainda sonhar com o empate. Kone fez ótima jogada e cruzou para Gekas, que testou firme, direto no travessão de Ospina, que ficou completamente vendido no lance. A ótima oportunidade desperdiçada parece ter desanimado os europeus na partida.
Com o relógio se aproximando do final da partida, os colombianos tocavam a bola e ouviam sua torcida cantar o tradicional “olé”. A Grécia, entregue no jogo, ainda levaria mais um. Aos 48 minutos, James Rodriguez recebeu na área, dominou e, livre de marcação, tocou no canto de Karnezis e sacramentou a vitória amarela e azul no Mineirão
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.