Nos pênaltis, Brasil bate Portugal e está nas semifinais do Mundial sub-20
Redação Central, 14 jun (EFE).- A seleção brasileira passou um sufoco neste domingo para superar Portugal, que criou as melhores chances com a bola em jogo, na disputa das quartas de final do Campeonato Mundial sub-20 da Nova Zelândia, mas conseguiu a classificação ao superar os lusos na disputa de pênaltis, por 3 a 1, após o empate sem gols no tempo regulamentar e na prorrogação.
Os comandados por Rogério Micale, que também tiveram que passar por tempo extra e disputa de pênaltis para eliminar o Uruguai nas oitavas na última quinta-feira, aparentaram muito cansaço na partida de hoje e viram os rivais portugueses desperdiçarem diversas chances, principalmente na etapa final e no primeiro tempo da prorrogação.
A seleção brasileira sentiu a falta de Judivan, atacante do Cruzeiro, que sofreu uma lesão no joelho esquerdo e está fora da competição. Seu substituto, Jean Carlos, não conseguia prender a bola no ataque, o que deixou o Brasil sem poder ofensivo.
Já Portugal, pelo contrário, ameaçou a meta brasileira logo nos primeiro minutos de jogo, com o centroavante André Silva ganhando quase todas as jogadas aéreas, mas sendo infeliz na conclusão.
Mesmo sem criar muitas chances, o Brasil conseguiu marcar com Danilo, em cobrança de escanteio de Marcos Guilherme, aos 25 minutos. No entanto, o árbitro acabou anulando a jogada por ter visto falta de Lucão em um defensor de Portugal.
No segundo tempo, o técnico português percebeu o cansaço dos brasileiros e decidiu deixar sua equipe ainda mais ofensiva, promovendo a entrada do atacante Nuno Santos no lugar do volante Estrela. Após a mudança, Portugal ainda teve três chances claras de marcar e, numa delas, chegou a acertar a trave em chute cruzado de Rony.
Exaustos, os brasileiros não apresentavam alternativas de jogo e sua estratégia passou a ser resistir ao máximo para levar o duelo para os pênaltis.
No primeiro tempo extra, Portugal seguiu dominando e teve duas boas chances com Rony e Gelson. Já no segundo, o Brasil melhorou um pouco e acabou sendo prejudicado pelo árbitro, que não marcou falta, dentro da área, em Gabriel Jesus. Com a persistência do empate, o duelo seguiu para os pênaltis.
Após perder muitas chances com a bola rolando, os portugueses mostraram que precisam aprimorar as finalizações ao desperdiçaram três cobranças: Guzzo, que é brasileiro, tentou uma cavadinha que foi defendida por Jean, enquanto André Silva e Nuno chutaram para fora. Já o Brasil marcou com Andreas, Danilo e Gabriel Jesus, enquanto Lucão foi o único a errar sua cobrança.
Nas semifinais, o Brasil terá pela frente o vencedor do duelo entre Uzbequistão e Senegal, que acontece hoje em Wellington. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.